POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Oposição em ofensiva internacional: Janira Hopffer Almada lidera missão à Alemanha para o Fórum sobre desenvolvimento de Regiões fracas e educação cívica 19 Novembro 2018

A líder do maior partido da oposição deixa, esta segundafeira,19, a cidade da Praia, rumo à República Federal Alemã (RFA), a fim de participar no Fórum «Desenvolvimento em Regiões estruturalmente fracas e Educação Cívica”. Esta ofensiva política internacional de Janira Hopffer Almada surge a convite do SPD – Partido Social Democrata - que faz parte da actual coligação governamental, juntamente com a CDU de chanceler Ângela Merkel – e da Fundação Friedrich Ebert. Além de reforçar os laços de amizade e cooperação com a Esquerda Democrática alemã, com esta visita da presidente do PAICV àquele que é considerado o país mais rico da União Europeia, pretende-se «recolher subsídios para melhor defender as expetativas dos cabo-verdianos na diáspora».

Oposição em ofensiva internacional: Janira Hopffer Almada lidera missão à Alemanha para o Fórum sobre desenvolvimento de Regiões fracas e educação cívica

Conforme um vasto programa já definido, a deslocação da Presidente do PAICV à RFA prolonga-se até o dia 23 deste mês. A missão integra ainda o Vice-Presidente do Partido ( Nuías Silva), o Presidente do Instituto para a Democracia e o Progresso –IDP (João Pereira Silva) e a Secretária-Geral Adjunta para as Relações Externas do Partido ( Vera Almeida).

Esta visita da líder do maior partido da oposição em Cabo Verde à RFA surge a convite do SPD - Partido Social-Democrata (SPD) e da Fundação Friedrich Ebert para participar do Fórum: “Desenvolvimento em Regiões estruturalmente fracas e Educação Cívica”.

Segundo fontes do PAICV, a iniciativa enquadra-se na ofensiva política internacional da líder do partido, depois de a mesma ter participado, na qualidade de vice-presidente, na última reunião da Presidência da Internacional Socialista (IS), que aconteceu em Outubro deste ano em Nova Iorque – EUA. «Esta visita da delegação chefiada por JHA à RFA enquadra-se, por um lado, no propósito do Partido em ter uma agenda internacional consistente, de incrementar as suas relações de Cooperação com os Partidos Congéneres, e, ainda, de valorizar a forte aposta do Instituto para a Democracia e o Progresso do PAICV (IDP) em contribuir, mediante Parcerias com Instituições Congéneres, na sua missão de promover o debate e a discussão de temas importantes para a sociedade cabo-verdiana. Visa, por outro lado, contribuir também para a capacitação/formação de quadros cabo-verdianos»

Agenda e objectivos

A fazer fé na mesma fonte, esta vista da missão tambarina deve culminar com uma série de encontros com dirigentes e entidades locais e a comunidade cabo-verdiana radicada naquele país europeu. « A visita servirá para encontros com diversas individualidades da política alemã, casos do Secretário-geral federal dos Jovens Socialistas do Partido Social-Democrata Alemão (Jusus), Sr. Daniel Choinovski, do Porta-voz da Associação de cidades e municípios, Sr. Alexander Handschuh, da Representante permanente e chefe da Divisão de Assuntos Federais, Sra. Monika Fuhr, bem como, para a realização de encontros de auscultação com militantes e simpatizantes do PAICV, na Alemanha, no âmbito do Projeto ‘Ouvir Cabo Verde’, cujo desígnio é o de recolher subsídios para melhor defender as expectativas dos cabo-verdianos, no País e na Diáspora».

Com a vista desta delegação chefiada pela líder Janira Hopffer Alameda, o PAICV pretende sobretudo reforçar as relações de amizade e cooperação com a Esquerda democrática e várias entidades da RFA. «A visita terá como objetivos promover e reforçar os laços de cooperação com o SPD - Partido com 154 anos de existência, da mesma família política do PAICV, defensor da justiça social e responsável por várias conquistas em prol da classe trabalhadora alemã, designadamente a implantação do salário mínimo interprofissional e um dos que compõem a coligação com a União Democrata-Cristã (CDU), liderada pela Chanceler Angela Merkel. Visa ainda reforçar as relações do IDP com a Fundação Friedrich Ebert e conhecer a experiência autárquica/municipal daquele país», lê-se na nota remetida ao Asemanaonline, que realça ainda encontros previstos com militantes do PAICV e emigrantes cabo-verdianos radicados na RFA.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project