ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Hotel Riu na lista de bens em "guerra" de herança de duas irmãs 07 Novembro 2018

A disputa do hotel ’Riu Albufeira’ (foto), dum total de 25 ativos herdados — três hotéis, mais de 530 apartamentos turísticos, duas moradias e 132 lotes de terrenos nos concelhos de Albufeira e Loulé —, está em tribunal opondo as irmãs Ângela Brazão e Lilita Correia, filhas de José Correia, multimilionário do turismo algarvio que adquiriu a marca ’Riu’ para essa região sul de Portugal.

Hotel Riu na lista de bens em

A disputa entre as duas herdeiras de José Humbria Correia, um dos maiores empresários do setor do turismo no Algarve, surgiu, segundo conta o Correio da Manhã, porque o milionário beneficiou mais uma filha do que a outra. Lilita Correia, de 63 anos, garante que ainda não recebeu nada dos ativos avaliados em 150 milhões de euros (mais de 1,65 mil milhões CVE) e que os seus sobrinhos estão a usufruir de uma parte da herança e a controlar a totalidade do património, através de uma simulação de compra e doação.

Em tribunal, acrescenta a mesma fonte, a herdeira mais nova, Lilita Correia, contesta a alegada “compra fictícia de ações“, pela sociedade Jumbriveste que controla os bens das empresas criadas por José Humbria Correia e que é liderada por um filho de Ângela Brazão, a herdeira de 67 anos.

Segundo Lilita, a doação não passa de um esquema para lhe vedar acesso à herança, uma vez que os sobrinhos passaram a deter 75% do capital social da Jumbriveste. Neste contexto, a defesa de Lilita quer anular o contrato de doação entre as duas irmãs. Além disso, as duas irmãs também não chegaram a acordo sobre o valor atribuído à herança.

Em tribunal desde 2008

O processo deu entrada no tribunal de Portimão, Algarve, em 2008, mas está parado há vários anos, segundo a fonte referida.

Fontes: Referida./Arquivo A Semana. Foto: O bem mais valioso da herança, o hotel ’Riu Albufeira’, de 350 quartos, ronda os 24 milhões de euros (mais de 260 milhões CVE). O hotelzinho da família Riu criado em Palma de Maiorca, Espanha, em 1953 expandiu-se nas Canárias nas décadas seguintes e, com a sua internacionalização nos anos de 1990, chegou a Cabo Verde onde conta três unidades hoteleiras 5 estrelas na Boa Vista e Sal, uma delas de 550 quartos).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project