ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ciclone Idai: PR de Cabo Verde pede ajuda internacional a Moçambique em carta dirigida ao SG da ONU 21 Mar�o 2019

O Chefe de Estado de Cabo Verde, que é também o Presidente em exercício da CPLP, apela, em carta dirigida ao Secretário-geral da ONU, à Comunidade Internacional no sentido de tudo fazer para ajudar as autoridades moçambicanas neste momento de grande tragédia humanitária que atravessa esse país irmão africano da expressão oficial portuguesa. Em causa está o recente ciclone Idai que atingiu a região Centro do País, com destaque para a cidade da Beira, deixando rastos de destruição (90% de infraestruturas danificadas) com mais de 200 mortos - Presidente Filipe Nyusi decreta Estado de Emergência e luto nacional.

Ciclone Idai: PR de Cabo Verde pede ajuda internacional a Moçambique  em carta dirigida ao SG da ONU

«Com muita preocupação e bastante consternado, tenho vindo a seguir os eventos dramáticos derivados da grande devastação que assola, nestes últimos dias, algumas regiões de Moçambique, em particular a cidade da Beira, com centenas de pessoas a perderam a vida, para além dos vários feridos e desaparecidos. Comovido com a sua situação, permita-me dirigir-me a Vossa Excelência para solicitar o meu apelo urgente à Comunidade internacional no sentido de tudo fazer para ajudar as autoridades moçambicanas neste momento de grande tragédia humanitária que atravessa esse país amigo e irmão», lê-se na carta de Jorge Carlos Fonseca endereçada ao Secretario-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres.

O chefe de Estado de Cabo Verde, que também acumula atualmente a função de Presidente rotativo da CPLP, diz encorajar, desde logo as Nações Unidas e a todos os organismos competentes das Nações Unidas, em particular aqueles responsáveis pela segurança, paz e assistência, a continuar os seus esforços de assistir Moçambique e as pessoas afectadas por este grande desastre ambiental.

«Confiante de que o meu apelo encontrará uma resposta positiva, aproveito esta ocasião para renovar a Vossa Excelência a expressão da minha mais elevada e distinta consideração"», conclui a missiva referida remetida ao Asemanaonline, o diário digital cabo-verdiano com maior penetração na CPLP.

— -
Link noticias relacionadas nesta edição: https://www.asemana.publ.cv/?Uma-cidade-as-escuras-onde-a-unica-luz-e-a-da-lua-cheia-Assim-esta-a-Beira&ak=1

Os artigos mais recentes

25 Apr. 2019
RADAR
Favelas para todos?

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project