REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

’Xixa é normal’?— ’Shisha’ é fator de glaucomas, diz estudo com 1 milhão de usuários 15 Janeiro 2022

O aerossol (vapor), produzido através do sistema de aquecimento, pode aumentar em 34% o risco de problemas de visão, alerta o estudo publicado esta semana que traz um aporte especial para se repensar a normalização a que temos vindo a assistir, relativa ao consumo da xixa/shisha. Uma moda que chegou a Cabo Verde, vista como inócua e até socialmente aceite ao contrário do cigarro tradicional.

’Xixa é normal’?— ’Shisha’ é fator de glaucomas, diz estudo com 1 milhão de usuários

O estudo da universidade da Califórnia, publicado na revista científica American Journal of Ophthalmology, envolveu um milhão de indivíduos entre os 18 e os 50 anos.

Os cientistas explicam que o aerossol (vapor), produzido através do sistema de aquecimento de um líquido por meio de uma bateria, contém várias substâncias químicas nocivas que podem levar à produção de radicais livres (moléculas que danificam as células).

O vapor, alertam, também pode aumentar o stress oxidativo, um fator determinante para o desenvolvimento de doenças crónicas como a catarata e o glaucoma.

...
Fontes: Washington Post/LA Times/American Journal of Ophthalmology. Relacionado: Alemanha: 1300 polícias em rusgas a lojas de ’shisha’, 14.jan.019; ’Xixa é normal’, exprimiram jovens ouvidos ... Será?, 28.ago.019; Atualização: ’Xixa é normal’, exprimiram jovens ouvidos ... Será?, 21.out.01. Fotos (Getty/...): O consumo da xixa/shisha é moda que chegou a Cabo Verde, vista como inócua e até socialmente aceite ao contrário do cigarro tradicional.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement