DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

XIX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países Lusófonos arranca quinta-feira em Coimbra 25 Janeiro 2023

O XIX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) arranca esta quinta-feira, em Coimbra, Portugal, e vai até 28 de Janeiro.

XIX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países Lusófonos arranca quinta-feira em Coimbra

Organizado pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, sob o lema “Edificação intemporal de desporto”, o XIX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa teve a sua primeira edição remonta ao ano de 1979.

Segundo a organização, o evento de carácter científico e profissional é organizado a cada dois anos e destina-se a professores, educadores, estudantes, treinadores e técnicos de exercício físico, bem como a académicos na área das Ciências do Desporto e Educação Física, oriundos do espaço da lusofonia.

Da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) estará o professor Filomeno Tavares a falar sobre “As Ciências do Desporto e Educação Física em Cabo Verde: uma visão integradora”, numa conferência que acontece no dia 28 de Janeiro e que terá como moderador o professor Vasco Vaz.

Do programa constam, no primeiro dia, uma conferência inaugural sobre “O papel da universidade na intemporalidade do Desporto”, proferida pelo vice-reitor da Universidade de Coimbra, professor António Figueiredo, e uma mesa-redonda inaugural sobre “Transferência intergeracional do conhecimento e políticas educativas”.

“A importância do fisiologista do exercício”, “Composição corporal e regulação do balanço energético”, “Literacia corporal”, “A docência como profissão: desafios e possibilidades na Educação Física”, “Estratégias do ensino em Educação Física: a outra realidade”, “O exercício e o cancro”, “Preparação desportiva no alto rendimento”, são de entre outros, os temas em debate durante os três dias do encontro.

Actualmente, de acordo com a organização, o congresso tem como principal objectivo “promover e facilitar o intercâmbio entre os diferentes países e as diferentes instituições de ensino superior, no espaço da Lusofonia”.

A promoção e facilitação da cooperação, a formação académica e profissional, bem como o estabelecimento de pontes de ligação para a cooperação e para a investigação na área das Ciências do Desporto e Educação Física, em língua portuguesa, são outros objectivos.

O congresso irá decorrer integrado no âmbito das comemorações do 30º aniversário da criação da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

A organização conta que o Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa surgiu da iniciativa de um conjunto de académicos portugueses e brasileiros que sentiram a necessidade de criar um espaço regular de reflexão, debate e discussão multicultural, no espaço lusófono das Ciências do Desporto e Educação Física, e tendo a língua portuguesa como principal elo de ligação.

“O processo de preparação no alto rendimento”, “A importância do fisiologista do exercício”, “O papel da educação física na formação dos jovens” e “As novas tecnologias ao serviço do Desporto” serão alguns dos temas em discussão durante os três dias do evento.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project