CINEMA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

“Vitalina Varela”: Filme protagonizado pela actriz cabo-verdiana galardoado com “Leopardo de Ouro” no Festival Internacional de Cinema de Locano 19 Agosto 2019

O filme “Vitalina Varela”, do realizador português Pedro Costa, e que tem a cabo-verdiana como actriz desta película, foi distinguido este sábado,17, com o “Leopardo de Ouro”, prémio mais importante do Festival Internacional de Cinema de Locano, na Suíça.

“Vitalina Varela”: Filme protagonizado pela actriz cabo-verdiana galardoado com “Leopardo de Ouro” no Festival Internacional de Cinema de Locano

A protagonista do filme, a cabo-verdiana Vitalina Varela, 55 anos, que leva o seu nome e que conta a sua história, foi galardoada com o prémio da melhor interpretação feminina.

O filme fez a estreia mundial em Locarno, na quarta-feira, e tem garantido distribuição e estreia em 2020, nos Estados Unidos.

“Vitalina Varela” é a história de uma mulher que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal. Sabendo que ele morreu, Vitalina Varela chegou a Portugal três dias depois do funeral dele, lê-se na nota de imprensa da produtora a Optec Filmes, publicada pelo “Observador”.

Este novo filme de Pedro Costa estará ainda em competição, em Setembro, no Festival de Cinema de Toronto, no Canadá, e será apresentado no 57.º Festival de Cinema de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Desde a estreia, o filme já recebeu vários elogios da crítica a nível mundial, nomeadamente do Hollywood Reporter, que o descreve como “um épico intimista” e “trágico”, considerando que esta nova longa-metragem irá colocar Pedro Costa “num novo patamar de ambiente, forma e narrativa” cinematográfica.

Formado na Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa, o cineasta, de 60 anos, natural de Lisboa, já tinha recebido um prémio no Festival de Locarno – o de melhor realização, com o filme “Cavalo dinheiro, de 2014).

Pedro Costa conheceu Vitalina Varela quando rodava “Cavalo Dinheiro”, acabando por incluir parte da história dela na narrativa, mas o novo filme é totalmente dedicado a esta cabo-verdiana de 55 anos. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project