DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

VII Olimpíada dos Militares ... sem fairplay 07 Novembro 2019

Ficou manchada a primeira edição que Pequim organizou dos ’Jogos Marciais Mundiais’ que se realizam de quatro em quatro anos desde 1995. A equipa chinesa que tinha arrebatado todas as mais importantes medalhas na Orientação, uma das quatro modalidades em competição, acabou desqualificada após se descobrir que tinha feito ’batota’ ajudada pela população que tinha encurtado os percursos para beneficiar os nacionais.

VII  Olimpíada dos Militares ... sem fairplay

A marosca foi descoberta depois que seis países europeus, entre os quais a França e a Rússia, avisaram os juízes de que algo anómalo estava a acontecer. O inquérito que se seguiu deu razão aos céticos.

A equipa de atletas do país-anfitrião tinha começado por arrebatar o primeiro, segundo e quarto lugares da orientação de meia-distância, na categoria feminina, e o segundo na categoria masculina.

Mas após a reclamação apresentada pelos seis países euroepus, a IOF-Federação Internacional da modalidade apurou que os atletas chineses tinham sido ajudados pelo público.

Entre as ajudas aos atletas desta modalidade — individual ou de duplas, que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido — estiveram a colocação de atalhos que os demais concorrentes desconheciam, falsificação da passagem pelos postos de controlo obrigatórios.

Mais de 9.000 atletas de 140 países participaram no Jogos, que tiveram lugar de 16 a 27 de outubro em cidades como Wuhan, Guangzhou.

As modalidades mais importantes em competição foram a natação, luta, orientação e o pára-quedismo. A China foi a grande vencedora dos Jogos, com o dobro das medalhas de ouro em relação à Rússia, que ficou em segundo lugar.

Fontes: CGTN/ CNN/ Orienteering Sport. Fotos: Militares desfilam nos ’Jogos Marciais Mundiais’, que se realizaram pela primeira vez na China.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project