ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Uni-CV promove II Colóquio sobre “As Ciências Sociais e as Disrupções Globais” 26 Novembro 2021

Centenas de especialistas nacionais e estrangeiros em Ciências Sociais e Humanas reúnem-se na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), a partir de hoje, 25, prolongando-se até esta sexta-feira, para discutir a investigação produzida nos últimos anos sobre Cabo Verde, bem como os que fazem interface com outros contextos, nos auditórios da Uni-CV, durante o II Colóquio, a maior conferência desta área de estudos realizada em Cabo Verde.

Uni-CV promove II Colóquio sobre “As Ciências Sociais e as Disrupções Globais”

A partir do lema “As Ciências Sociais e as Disrupções Globais: Desafios, reposicionamentos e possibilidades de novas respostas”, os conferencistas analisam importantes temas da atualidade como: cultura, turismo e desenvolvimento; democracia, partidos e eleições em Cabo Verde, em perspetiva comparada; desafios da democracia, crises institucionais, personalismo, centralismo e resiliências autoritárias no século XXI, entre outros. O colóquio conta com 15 diferentes áreas temáticas divididas em grupos de trabalhos e mesas redondas.

Segundo uma nota remetida ao Asemanaonline, participam no colóquio reconhecidos especialistas estrangeiros, nomeadamente Pierre-Joseph Laurent, Professor na Universidade Católica de Lovain-la-Neuve (Bélgica), que irá falar sobre um longo processo de crioulização: A invenção de Cabo Verde. “A conferência descreve o "compromisso crioulo", que é um processo de integração. É o resultado de vários séculos de invenção social, emanando de interações entre grupos sociais forçados a viver juntos em uma pequena área”, lê-se na nota.

Ainda de acordo com a organização do evento, esta será uma “oportunidade única” para se discutir os novos desafios e perspetivas em torno de eixos temáticos fundamentais para a compreensão de problemáticas contemporâneas, nomeadamente as ligadas às transformações por que passam as sociedades contemporâneas, assim como as grandes questões delas decorrentes. O modelo do evento privilegia tanto a organização de “Grupos de Trabalhos”, como as “Mesas Redondas”, procurando integrar, num vasto painel de discussão, investigadores que cruzam os campos científicos das Ciências Sociais e das Humanidades.

Realça-se que este Colóquio integra a política de internacionalização da Universidade de Cabo Verde. A primeira edição, que data do ano 2012, resultou de uma colaboração da Uni-CV com a Universidade Católica de Louvain-la-Neuve, tendo mobilizado várias dezenas de investigadores nacionais e estrangeiros, provenientes de várias instituições universitárias.

“Constituiu, assim, um profícuo espaço de reflexão sobre o estado da arte das Ciências Sociais em e sobre Cabo Verde, ao mesmo tempo que sugeriu pistas teóricas, metodológicas e temáticas suscetíveis de conduzir a um amadurecimento progressivo do processo de produção do conhecimento”, lê-se na nota que vimos citando.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project