ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ucrânia: Cabo Verde já mobilizou metade dos 80 ME para medidas de mitigação 21 Setembro 2022

Governo de Cabo Verde já mobilizou junto de parceiros internacionais mais de metade dos 80 milhões de euros para implementar as medidas de mitigação do impacto da guerra na Ucrânia, anunciou hoje o vice-primeiro-ministro.

Ucrânia: Cabo Verde já mobilizou metade dos 80 ME para medidas de mitigação

Nós já temos, neste momento, engajado e comprometido, em termos de medidas de políticas públicas nesses setores todos, mais de 50% desse valor”, avançou, segundo a Lusa, Olavo Correia, em conferência de imprensa conjunta na cidade da Praia, para fazer o balanço da implementação das medidas de mitigação adotadas pelo Governo nos setores da economia, energia e agroalimentar.

Segundo o também ministro das Finanças, o custo total de medidas representa mais de 15% do Orçamento do Estado para 2022 e mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Em 20 de junho, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, declarou a situação de emergência social e económica no país devido aos impactos da guerra na Ucrânia, anunciando mais medidas de mitigação, com um custo total de mais de 80 milhões de euros.

Conforme a mesma fonte, um dos objetivos com a declaração dessa situação de emergência é mobilizar 8,8 mil milhões de escudos (80 milhões de euros) até ao final deste ano junto de parceiros internacionais para implementar as medidas de mitigação dos efeitos das crises alimentar e energética.

Estamos a falar de valores importantes, elevadíssimos que estamos a injetar na economia cabo-verdiana e que permitem ajudar as famílias a fazer face a esse contexto”, frisou o ministro, indicando que metade desse valor foi mobilizado junto do Grupo de Apoio Orçamental (GAO), mas também em parceiros bilaterais e instituições multilaterais.

E estamos a trabalhar – o Ministério dos Negócios Estrangeiros, das Finanças, da Agricultura, da Indústria e Energia, todo o Governo, o primeiro-ministro, a Presidência da República – e estamos todos empenhados para mobilizarmos o montante remanescente”, garantiu Olavo Correia, alertando que, em função da continuidade da guerra, Cabo Verde poderá vir a precisar de montantes adicionais.

Na conferência de imprensa com os homólogos da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e do Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, o vice-primeiro-ministro disse, por isso, que o gabinete de crise criado pelo Governo está a analisar para, em função da evolução do quatro nacional e internacional, poder tomar novas medidas ou ajustar as em vigor.

Não obstante o “contexto complexo” a nível internacional, com previsão para uma recessão económica em 2023, aumento da inflação e das taxas de juros, o ministro mostrou-se confiante em como o Governo vai conseguir mobilizar mais recursos.

Considerando que as medidas tomadas pelo Governo foram “corajosas e ponderadas”, o vice-primeiro-ministro pediu ainda “moderação e responsabilidade” a todos, por considerar que o momento ainda é de muita incerteza e de muita indefinição.

Entre as medidas tomadas desde março, Olavo Correia enumerou, segundo lembra a Lusa, a redução do IVA na eletricidade e água de 15% para 8%, majoração dos gastos com eletricidade e água em 30%, aumento da tarifa social de água e eletricidade de 30% para 50%, suspensão temporária do mecanismo de fixação dos preços dos combustíveis, atualização tarifária dos combustíveis, redução da taxa de direitos de importação sobre a gasolina, o gasóleo e fuel, suspensão durante o mês de julho da taxa de segurança e manutenção rodoviária.

O país vive ainda uma profunda crise económica, após uma recessão de quase 15% do PIB em 2020, face à ausência de turismo provocada pela pandemia de covid-19, setor que garante 25% do PIB e do emprego.

O Governo cabo-verdiano admite que a economia possa ter crescido entre 6,5 e 7,5% em 2021, impulsionada pela retoma da procura turística, e prevê 6% de crescimento em 2022, que foi revisto para 4%, devido às consequências económicas da guerra na Ucrânia, cnclui a Lusa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project