INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

“América prepara-se para invadir o Irão”, diz Teerão – Rouhani ameaça com ‘mãe de todas as guerras’ 23 Julho 2018

O presidente Hassan Rouhani advertiu este domingo, 22, o seu homólogo dos Estados Unidos: “A América devia saber, a guerra com o Irão é a mãe de todas as guerras”.

“América prepara-se para invadir o Irão”, diz Teerão – Rouhani ameaça com ‘mãe de todas as guerras’

“Sr. Presidente, não brinque com a cauda do leão”, pediu Rouhani que discursava num encontro de diplomatas em Teerão. O chefe de Estado iraniano fez um aviso firme ao presidente Donald Trump, lembrando-lhe que a hostilidade americana “só vai produzir calamidades”.

A alegada invasão iminente do Irão pelos Estados Unidos, noticiada este domingo, 22, pela agência noticiosa iraniana, INSA, foi retomada pela imprensa internacional.

“O comportamento errático” do president Trump foi citado pelo general Mohammad Baqeri, comandante das Forças Armadas, como um argumento a sustentar a sua tese, segundo a agência semi-oficial iraniana Tasnim.

O dirigente iraniano acrescentou que possui “informações fiáveis de que a atual administração Americana está a pressionar as Forças Armadas (dos EUA) para lançarem uma invasão militar” ao Irão.

Exportações sob sanção, quebra de dois terços do petróleo iraniano


O setor petrolífero está de novo sob ameaça de novas sanções contra o Irão, que podem vir a reduzir em dois terços a disponibilidade do produto até fim deste ano.

Fontes: Reuters/ INSA. Foto DW: Rouhani adverte sobre "mãe de todas as guerras" mas deixa aberta "a mãe de toda a paz", aqui denotada pelo arranjo floral, em que avulta a açucena, a flor persa da paz.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project