MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tragicomédia em três atos — Eternos diamantes... efémeros 27 Janeiro 2020

Eternos. Efémeros. Os diamantes. Os donos.

Tragicomédia em três atos — Eternos diamantes... efémeros

Auge

Ano de 2016, 41º do império dos Santos.

Reunião na Sodiam em que é decidida a proposta apresentada por Isabel dos Santos para a compra da joalharia De Grisogono, criada em 1993 na Suíça pelo perito em diamantes Fawaz Gruosi, italiano de origem libanesa.

A De Grisogono comprara o maior diamante encontrado meses antes, em fevereiro, na Lunda, nordeste de Angola. O diamante (foto no rada-pé desta peça) foi transformado numa joia rara de 163,41 quilates leiloado pela Christie’s em Genebra por 28,3 milhões de euros em 2017.

A participação do casal Isabel-Sindika na joalharia De Grisogono começara três ou quatro anos antes.

I d S A tua metade são 78 milhões e a minha comissão cinco

Sussurra um: “Onde ela fala, todo o mundo cala”.

Ripostam: "Chiu".

(Diálogos verosímeis, porque a realidade é por vezes mais irreal que a ficção.)

A primeira e única bilionária africana nunca será “looser”, como dizem os seus próximos. Ela adquiriu metade da participação na ‘De Grisogono’ por quatro milhões de euros e dividiu-a a meias com a Sodiam, a estatal diamantífera de Angola, que pagou 78 milhões de euros mais a comissão de cinco milhões de euros.

O negócio foi de mestre: um dos bancos da bilionária emprestou todos esses milhões, ao custo de nove por cento ao ano. Isabel recebeu cinco milhões de comissão por ter realizado o negócio. Ou seja, adquiriu a sua metade a custo zero e ainda lucrou de imediato um milhão. Mais: ganha com os juros que a Sodiam paga do empréstimo.

Alarme

2018

A estatal diamantífera Sodiam faz as contas. Perdeu 200 milhões de dólares no negócio! E a tendência é para continua a perder. Anuncia que vai vender a sua participação.

A De Grisogono — marca conhecida por adornar grandes estrelas mundiais do cinema e da moda, como Sharon Stone e Heidi Klum — anuncia despedimentos, que justifica com a quebra nas vendas. Analistas económicos veem nisso o impacto do anúncio da retirada da Sodiam.

Declínio

2019-2020

Treze meses depois, dezembro de 2019, Dokolo processa a Sodiam para ser indemnizado por “destruição do valor da marca” De Grisogono.

Mês seguinte, domingo, 19 de janeiro de 2020. Publicam-se os primeiros documentos do Luanda Leaks. A Polícia Judiciária de Portugal acredita que o hacker Rui Pinto — [Portugal: "Esta prisão não é como as outras, é um paraíso", diz denunciante do ’Football Leaks’, 29.dez.019] — está por trás da denúncia.

— -
Foto roda-pé: O diamante, o 27.º maior em todo o mundo, tinha originalmente 404,2 quilates e sete centímetros de comprimento, quando foi encontrado, em fevereiro de 2016, no campo do Lulo, na Lunda Norte, no leste de Angola. Foi transformado numa joia rara de 163,41 quilates leiloado pela Christie’s, por 28,3 milhões de euros.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project