ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Trabalhadores da CV Airlines apreensivos com incerteza e salários em atraso 09 Abril 2020

Explosivo é como se caracteriza, neste momento, o ambiente socio - laboral reinante entre os trabalhadores da Cabo Verde Airlines (CVA). É que o colectivo da sucessora TACV privatizada se encontra, até esta quarta-feira,08, sem receber os salários de mês de Março último.

Trabalhadores da CV Airlines apreensivos com incerteza e salários em atraso

«Até hoje,08, os trabalhadores da Cabo Verde Airlines (TACV) ainda não receberam os salários do passado mês de Março 2020.Reina um clima de angústia e de grande incerteza no seio do coletivo de trabalhadores, das várias áreas da Empresa, por falta de pagamento dos salários do passado mês de Março 2020», denuncia o Secretário Permanente do SITTHUR.

Carlos Lopes alerta que esta situação está a ter impato negativo grave na vida dos colaboradores da empresa, que enfrentam dificuldades em aprovisionar alguma quantia de produtos da primeira necessidade devido ao estado da emergência vigente no país por causa do Covid -19. « Esse atraso no pagamento dos salários tem um reflexo ainda maior, sabendo da situação que se vive no País e das necessidades acrescidas que os trabalhadores e suas famílias enfrentam, com o aprovisionamento de bens essenciais, designadamente, géneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza, para além da necessidade da aquisição de medicamentos e de produtos de desinfeção, para a prevenção da pandemia do Covid-19».

Para o sindicalista, como se só isso não bastasse, a Empresa está a impor, de forma arbitrária e sem qualquer concertação prévia com os trabalhadores, o gozo de férias e de folga acumuladas, e sem as articulações que se impõem, a nível legal, com as instituições do trabalho.

CVA em risco e pedido de informações

A par disso, dirigentes e associados do SITTHUR dizem estar preocupados com as declarações do ministro do Turismo e Transportes proferidas, esta quarta-feira na Rádio Nacional, segundo as quais « o impacto da Covid -19 poderá pôr em risco a sobrevivência da Cabo Verde Airlines, mas não colocará em risco o hub do Sal».

«Face a essas situações que estão a afligir e de que maneira os trabalhadores da Cabo Verde Airlines, a Direção do SITTHUR entregou, na manhã desta quarta-feira,08, duas comunicações aos responsáveis da CVA a pedir informações sobre as razões do atraso no pagamento dos salários e a data previsível para efetuarem esse pagamento, tendo em conta as necessidades urgentes e inadiáveis que os trabalhadores têm a satisfazer e, também, o respeito pela legislação em vigor sobre o gozo de férias», avançou o Secretário Permanente do SITTHUR ao Asemanaonline, para quem este sindicato e os trabalhadores da CVA aguardam que a administração da Empresa esclareça essas situações com a máxima urgência.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project