MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Toca violino durante cirurgia ao cérebro 22 Fevereiro 2020

A protagonista deste insólito é a Dagmar Turner, violinista há mais de 40 anos, que tocou violino durante uma cirurgia ao cérebro para remover um tumor. Ela quis assim garantir que a cirurgia não lhe afetar ia os movimentos das mãos.

Toca violino durante cirurgia ao cérebro

O cirurgião Keyoumars Ashkan autorizou: "Sabíamos o quão importante o violino é para Dagmar, por isso era vital preservar a função nas áreas delicadas do cérebro que lhe permitiam tocar".

Este médico-cirurgião do londrino King’s College Hospital, que também toca, é pianista, disse em declarações à ABC: "Conseguimos remover mais de 90% do tumor, mantendo a função completa na mão esquerda".

A cirurgia começou sob anestesia geral e depois Dagmar foi despertada para poder tocar enquanto os cirurgiões trabalhavam na parte mais delicada. Tinham traçado o mapa do cérebro para garantir que não tocariam nas áreas de controlo das habilidades motoras de Dagmar e, assim, proteger as suas habilidades de pianista.

Talento intacto

Três semanas após a operação, a pianista de 53 anos — que teve alta três dias depois da intervenção cirúrgica – já está de volta à sua orquestra, a IWSO-Isle of Wight Symphonic Orchestra/Orquestra Sinfónica da Ilha de Wight.

O seu talento musical está intacto. "O professor Ashkan e a equipa do King’s fizeram tudo o que era possível para a operação correr bem", disse Dagmar Turner grata . "O pensamento de perder a minha capacidade de tocar era de partir o coração", confessou aliviada.

Fontes: ABC/Site da orquestra.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project