AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tartaruga nonagenária rara morre após tentativa de inseminação artificial 16 Abril 2019

A única tartaruga Yangtze fêmea, trazida do Zoo Ecológico de Changsha em 2008, já quase nonagenária, para acasalar com o único macho do Zoo de Suzhou morreu na quinta tentativa de inseminação artificial, anunciaram este domingo, 14, as autoridades conservacionistas da China.

Tartaruga nonagenária rara morre após tentativa de inseminação artificial

Espécime de água doce, a tartaruga gigante de carapaça (ou casco) mole media 100 cm e pesava 115 kg. Era originária do rio Yangtze, o Rio Vermelho, que nasce nos altos do Tibete a mais de seis mil quilómetros da foz no Mar da China em Xangai, a metrópole que dista 98 km de Suzhou. O maior rio do país — também o de maior intensidade de exploração industrial — é local de origem de várias espécies hoje em risco acelerado de extinção.

Falhados os métodos reprodutivos naturais, a raríssima tartaruga foi inseminada cinco vezes desde 2008, ano em que chegou a Suzhou vinda de Changsha, no sudoeste, distante 800 km. Não resistiu à última operação e teve a vida encurtada em mais de vinte anos, já que as tartarugas de casco mole vivem em média 120 anos. O tecido ovariano foi recolhido para pesquisa científica.

O macho sobrevivente do Zoo de Suzhou, cidade no leste da China, não está sozinho… no mundo, já que existem dois congéneres no Zoo Nacional do Vietname (foto à esquerda). Os três últimos da espécie, a não ser que as autoridades conservacionistas da China encontrem a fêmea jovem em estado selvagem que aí vive, segundo relatos de camponeses do Tibete onde nasce o Yangtze, rio ’hiperindustrializado’, letal para a fauna originária.

Fontes: NatGeo/Times of China.Foto (AP): A chegada ao Zoo de Suzhou da raríssima tartaruga em 2008, vinda de Changsha, no sudoeste, distante 800 km. A esperança de reproduzir a espécie terá morrido este domingo, 14.

Os artigos mais recentes

25 Apr. 2019
RADAR
Favelas para todos?

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project