INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tailândia: PM nega demitir-se e manda polícia com canhões para reprimir protestos pró-democracia — "Rei é fonte de problemas" 18 Outubro 2020

Dezenas de milhares de manifestantes pró-democracia que saíram à rua hoje (6ª fª, 16) em Bangkok, foram reprimidos pela forças da ordem com canhões de água. O rei (foto à d.ta) está na Alemanha enquanto o povo tai pede a renovação do regime.

Tailândia: PM nega demitir-se e manda polícia com canhões para reprimir protestos pró-democracia —

O primeiro-ministro Prayuth disse na sexta-feira, 16, que demitir-se seria "reconhecer erros que não cometeu". Também disse que o seu governo espera poder declarar o fim do estado de emergência "se a situação melhorar, antes dos trinta dias decretados".

Por seu lado, a polícia anunciou na televisão que "a lei será aplicada com todo o rigor contra os manifestantes", afirmou o porta-voz Krissana Pattanacharoen. Minutos depois do comunicado, a polícia fez dispersar os manifestantes que tiveram de procurar refúgio numa universidade próxima e dar por terminado o protesto do dia.

Rama X não pára no reino

O soberano é acusado de "abandonar o seu povo durante a pandemia", disse ao Deutsche Welle na sexta-feira 16, o mais conhecido dissidente tailândes, Pavin Chachavalpongpun, que é professor na universidade pública de Quioto.

"O rei é acusado de ser irresponsável porque deixou o país e abandonou os tailandeses, neste momento em que eles mais precisam de liderança por causa da pandemia de Covid-19", afirmou Chachavalpongpun.

A Covid-19 não é todavia o maior problema do reino siamês, de mais de oitocentos anos. Hoje que o mundo regista 40 milhões de infeções e mais de 1,1 milhão de óbitos, a Tailândia conta 3.679 casos e cinquenta óbitos entre os seus 69 milhões de habitantes (Cabo Verde, com 557.751 habitantes, conta mais de sete mil e quinhentas infeções e oitenta e duas mortes).

Fontes: BBC/Le Figaro/outras...

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project