Agenda Cultural

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

“Sodade”: Concertos Natal em Lisboa incluem homenagem a Cesária Évora no Coliseu 24 Novembro 2021

Programação de entrada livre, mas este ano haverá recolha de alimentos a favor da União Audiovisual em alguns dos concertos.

“Sodade”: Concertos Natal em Lisboa incluem homenagem a Cesária Évora no Coliseu

O Coliseu de Lisboa acolhe em Dezembro uma homenagem à cantora cabo-verdiana Cesária Évora, no âmbito do programa Natal em Lisboa, que inclui espectáculos de Rão Kyao, Teresa Salgueiro e Gospel Collective, alguns com uma vertente solidária.

O programa Natal em Lisboa, uma iniciativa da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) da Câmara Municipal de Lisboa, tem este ano uma programação “ecléctica: do cancioneiro tradicional português às mornas cabo-verdianas, numa homenagem única a Cesária Évora”.

“A programação mantém-se de entrada livre, mas este ano haverá, em alguns dos concertos, recolha de alimentos a favor da União Audiovisual”, lê-se num comunicado divulgado pela EGEAC esta segunda-feira.

O programa inicia-se em 4 de Dezembro, na Igreja de Nossa Senhora da Graça, com o Gospel Collective, que irá “revisitar alguns dos espirituais negros mais conhecidos, lembrando a diáspora e a esperança guardada na fé durante o período da escravatura”, numa actuação em que “não faltarão também hinos natalícios bem conhecidos”.

No dia 10 de Dezembro, o Coliseu dos Recreios será palco de Sodade — Homenagem a Cesária Évora, “que assinala duas datas de histórico simbolismo: a do nascimento de Cesária Évora (faria 80 anos a 27 de Agosto) e a da sua partida, há dez anos, no dia 17 de Dezembro de 2011”. O concerto irá juntar “músicos de vários países e diferentes cantores, que trazem à memória a Diva dos Pés Descalços, num repertório que levou Cabo Verde e a lusofonia aos quatro cantos do mundo e que permanece na memória colectiva, podendo resumir-se numa palavra: ‘sodade’”.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project