Cultura

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sociedade Cabo-verdiana de Autores homenageia Titina Rodrigues durante uma gala na Cidade da Praia 01 Mar�o 2018

A Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA) realiza a 03 de Março, uma gala em homenagem a cantora cabo-verdiana Titina Rodrigues, evento que terá lugar na Assembleia Nacional, na Cidade da Praia.

Sociedade Cabo-verdiana de Autores homenageia Titina Rodrigues durante uma gala na Cidade da Praia

Em declarações hoje à Inforpress, o presidente da Soca, Dany Spínola explicou que a homenagem recaiu sobre Albertina Rodrigues, de nome artístico Titina Rodrigues, natural de São Vicente, intérprete que há muitos anos vive em Lisboa (Portugal), mas que, mesmo longe continua a levar a música de Cabo Verde para mundo fora.

“Ela continua a elevar a música de Cabo Verde, nomeadamente a morna e a coladeira, e como a morna está na ordem do dia, como candidata a património imaterial da humanidade, decidimos que seria bom, fazer uma homenagem a uma figura impar que merece um destaque e um reconhecimento pelo seu trabalho em prol da música cabo-verdiana”, afirmou.

Conforme explicou, na sequência de um acordo estabelecido com a transportadora aérea Binter Canárias, para uso da música cabo-verdiana nos voos inter-ilhas da companhia Binter Nacional, mediante pagamento de um montante para a distribuição de direitos para os músicos, compositores e artistas, a SOCA resolveu realizar uma gala para distribuir o montante recebido e ao mesmo tempo homenagear uma das figuras do panorama musical cabo-verdiano.

Segundo apurou ainda a Inforpress, durante a gala, Titina Rodrigues vai ser agraciada com um diploma de mérito e um troféu, e vai ter ainda o prazer de ver o seu nome atribuído a um dos quartos do Hotel Santa Maria, juntamente com grandes músicos nacionais, como Cesária Évora, Tito Paris, entre outros.

A gala, que conta com a actuação da homenageada, terá ainda a participação de vozes como Tito Paris, Zeca Nha Reinalda, Eduíno e Dino, Raquel e Katia e ainda uma performance de dança com o dançarino e coreografo Djam Neguin.

Em relação à distribuição do montante arrecadado através da Binter, o presidente da SOCA informou que é a primeira distribuição que estão a fazer no país, depois de terem recebido uma quantia de 900 contos, que vai ser distribuído aos 28 autores e artistas.

“Já fizemos algumas cobranças em 2010, mas era pouco que não dava para distribuir, então paramos com a cobrança, mas, neste momento, como conseguimos esse montante vamos fazer a primeira distribuição de direitos de autores no país e a partir daqui é imparável”, enfatizou.

Dany Spínola disse ainda à Inforpress que no dia 15 e 16 de Março vão fazer a distribuição do direito de cópia privada aos artistas plásticos e escritores e no dia 28 vai ser a vez dos músicos e compositores. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project