POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sistema PAICV em ofensiva: CN reúne-se este fim-de-semana para analisar a «governação sem norte do MpD» e dossier regionalização 10 Novembro 2018

O Conselho Nacional do PAICV - órgão máximo entre os Congressos - reúne-se, em sessão ordinária, neste fim-de-semana, no Hotel Vulcão, em Ribeira Grande de Santiago, para analisar sobretudo a situação política nacional e a vida interna do partido, tendo em vista as próximas eleições. Segundo fontes do Asemanaonline, a situação preocupante por que passa actualmente Cabo Verde «na sequência da governação sem norte do actual Executivo do MpD» e o dossiê regionalização - com foco na revisão da Constituição, no grupo de deputados que votaram a proposta de lei do MpD no parlamento e que abandonaram a sala antes da votação - constam como pontos de destaque da agenda da reunião.

Sistema PAICV em ofensiva: CN reúne-se este fim-de-semana para analisar a «governação sem norte do MpD» e dossier regionalização

O sistema PAICV está, ultimamente, a conhecer um forte relançamento a nível nacional, depois de a sua líder, Janira Hopffer Almada, ter deixado a direcção da bancada parlamentar e passar a dedicar-se exclusivamente à liderança do partido. É que após os recentes encontros da Comissão Política Nacional e da Federação Nacional das Mulheres do PAICV, agora é a vez do Conselho Nacional, órgão máximo entre os Congressos, que deve reunir-se, neste fim-de- da semana, para analisar a situação política nacional e a vinda interna da organização.

Com arranque a partir das 9 horas deste Sábado, da agenda dos trabalhos constam diversos pontos importantes, com foco na análise da situação política nacional «A situação preocupante por que passa Cabo Verde ‘na sequência da governação sem norte do actual Executivo do MpD’ e o dossier regionalização - com ênfase na revisão da Constituição, nos dois deputados que votaram a proposta de lei do MpD no parlamento e os outros que abandonaram a sala antes da votação - vão ser, seguramente, analisados durante a reunião pelos conselheiros e líderes regionais do sistema tambarina», deixou escapar uma fonte do CN.

A par do debate dessas matérias quentes da vida nacional, da ordem dos trabalhos constam ainda a apresentação, discussão e aprovação das propostas do Plano de Atividades e do Orçamento do Partido para o ano de 2019 e a análise e discussão do Projeto de Lei de Revisão Constitucional elaborado pelo PAICV.

O desafio principal é montar uma estratégia de combate político, apostando a oposição em conseguir um melhor performance no próximo ciclo eleitoral que começa com as autárquicas de 2020. Segundo fundamenta em nota o Secretário-Geral, o Plano de Atividades e o Orçamento que irão ser apresentados nesta sessão do CN deverão “refletir, efetivamente, a necessidade que o PAICV tem de reforçar a ação política e inovar em matéria de combate político, por forma a alcançar uma boa performance nos próximos embates eleitorais“. É que, conforme defende Julião Varela, «sendo 2019, um ano pré-eleitoral, exige do Partido um nível de organização adequado para poder dar respostas às exigências que irão emergir neste contexto “.

Atendendo a importância das TIC no processo de comunicação política na actual sociedade de informação e conhecimento, durante esta reunião do CN, que termina no Dimingo,12, vai ser ainda lançado o “Manual de Formação” do PAICV e relançado o Site do Partido – www.paicv.cv

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project