INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Senegal: 1ª etapa da jornada de África do presidente da China 23 Julho 2018

O presidente Xi Jinping encontrou-se este sábado, 21, com o presidente Macky Sall, em Dacar, primeira etapa do périplo por três países africanos, com vista a "estreitar ainda mais os fortes laços comerciais" entre o Império do Meio e o continente africano.

Senegal: 1ª etapa da jornada de África do presidente da  China

A República Popular da China tornou-se o maior parceiro económico dos países africanos, ultrapassando as antigas potências coloniais europeias e a primeira potência, Estados Unidos da América.

Os interesses chineses nos países de África estão relacionados com as indústrias extrativas e com a construção de infraestruturas.

Esta é a primeira vez que o atual presidente chinês faz uma visita oficial a um país da Costa Ocidental Africana. Além do Senegal, Xi vai visitar o Ruanda, onde vai assinar com o presidente Paul Kagame importantes projetos de cooperação. Por fim irá, a partir de terça-feira 24, à África do Sul, última etapa.

Império do Meio

Império do Meio é uma designação erudita, alternativa, para se referir à China nos países europeus (Itália, Portugal, França...) que desde o século treze têm vindo a estabelecer relações comerciais com a China. A expressão todavia é autóctone e vem desde o século oitavo, quando os territórios a norte do rio Amarelo se aliaram de forma estratégica para combaterem os seus rivais a sul do rio.

Fontes: Le Monde /Nairametrics/. Foto regista o encontro entre os presidentes do Senegal e da China , em Dacar, sábado, 21.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project