MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Segunda-feira da neura — 15º ’niver’ a 24 ou 28 de janeiro 23 Janeiro 2019

A segunda-feira azul (’Blue Monday’) é o dia mais triste do ano, segundo cálculos feitos por um professor na Universidade de Cardiff, Cliff Arnall, que os divulgou em 2005, através da equação [W + (D-d)] x Tq ÷ [M x Na].

Segunda-feira da neura — 15º ’niver’ a 24 ou 28 de janeiro

É o fim da festiva quadra do Natal e Ano Novo… isso não chega para deprimir? Para muitos, o período que se segue às festas é sempre mais triste.

Além disso, no Hemisfério Norte as condições atmosféricas, com chuva, nevoeiro, frio são mais um dos fatores que tornam os dias mais difíceis. Na foto, uma mulher numa paragem de autocarro coberta de neve, em Chicago, Estados Unidos.

O algoritmo de Arnall — [W + (D-d)] x Tq ÷ [M x Na] — apesar da aparência formular respeitável tem sido objeto de derrisão. Cientistas há que dizem que é "pura tolice". Outros, mais contidos, afirmam que continuam sem saber "como o Dr Arnall o utiliza".

Impasse sobre a data: 4ª ou penúltima segunda-feira?

A primeira vez que se festejou, como noticiam diários económicos como Fortune, Business Insider, foi o 24 de janeiro de 2005. Uma segunda-feira, pois, na penúltima semana do mês.

Este ano, Inglaterra e América assinalaram o dia 21, mas há quem defenda que não devia festejar-se antes da quarta segunda-feira de janeiro, que este ano calha no dia 28.

E já agora, vamos lá a confessar que estamos espantados: Porque é que se festeja a neura, em vez de se libertar dela, essa infelicidade que amarga a vida de quem é flagelado?

Felizes trópicos, então?

Dias de sol, calor de dia, noites pouco frias. E se não tivéssemos outras razões de queixa?

Fontes: Referidas.

Os artigos mais recentes

25 Apr. 2019
RADAR
Favelas para todos?

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project