Júlio Almeida falava à imprensa à saída da reunião do Conselho Estratégico da ZEEMSV, presidida pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
Segundo Júlio Almeida, o conceito da ZEEMSV abarca “um planeamento de São Vicente, o desenvolvimento da Zona de Saragaça e de infraestruturas conexas e de apoio que terão de compaginar para que o projecto seja um sucesso”.
Neste sentido, informou que o Terminal de Cruzeiros cujo lançamento da primeira pedra aconteceu esta quarta-feira, o Campus do Mar, que já está em acção, a construção dos hotéis na orla marítima, também integram este conceito.
No entanto, esclareceu que o projecto abarca também Cabo Verde, de uma forma geral, e em particular as ilhas vizinhas de São Vicente.
“Há a preocupação especial de integração das quatro ilhas do Norte, incluindo Santa Luzia, no desenvolvimento económico global dessa região”, assegurou, realçando que “haverá planeamentos a fazer para a região para saber onde e como se pode potenciar investimentos e quais sectores desenvolver”.
Segundo Júlio Almeida, o planeamento estratégico e o conceito da ZEEMSV foram desenvolvidos por uma comissão ‘ad hoc’, que esteve à frente do projecto, até o final do ano passado, cujo actual conselho de administração terá a responsabilidade de desenvolver. A Semana com Inforpress