Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Homenagem à Cesária Évora com participação de artistas cabo-verdianos e Orquestra de Cuba 17 Novembro 2021

A Associação Cesária Évora realiza, a partir de 12 de Dezembro, uma homenagem de 80 anos da artista e 10 anos do seu falecimento com participação de artistas cabo-verdianos e da Orquestra Nacional de Cuba.

São Vicente: Homenagem à Cesária Évora com participação de artistas cabo-verdianos e Orquestra de Cuba

As actividades que acontecem, no Mindelo, de 12 a 19 de Dezembro, assinalam, conforme o presidente da associação, José da Silva, um ano “muito especial” que junta o octagésimo aniversário de Cesária Évora, caso estivesse viva, mas também “dez anos de sodade (saudade, em português)” da artista que faleceu em 2011.

“Um dos objectivos da associação é justamente continuar a promover Cesária e através dela promover a cultura de Cabo Verde e jovens também no que tange ao ensino da música”, sublinhou José da Silva, que falava hoje em conferência de imprensa no Mindelo.

No arranque da programação, no dia 12, está marcado, conforme adiantou a neta da artista, Janete Évora, um concerto na Praça Nova (Praça Amílcar Cabral) que traz ao palco o grupo de 13 músicos que acompanhou Cesária Évora por várias décadas e ainda com a presença da Orquestra Nacional de Cuba e ainda de músicos franceses.

A entrada no espectáculo será mediante a doação de um quilo de alimento, que depois será entregue a instituições de cariz social.

Já nos dias 13 e 14, pretende-se inaugurar uma exposição, no Pátio da Alliance Française com imagens de destaque do percurso da “Diva” e com amostras de vários discos de ouro e prata que ela conquistou ao longo da sua carreira, e ainda uma mesa redonda, com participação de jornalistas, escritores e artistas para discutir a temática do “Empoderamento feminino”, uma vez que, segundo a mesma fonte, Cesária Évora foi considerada um “símbolo representativo” da liberdade da mulher.

O último evento terá a presença também da cineasta Ana Sofia Fonseca que se tem dedicado nos últimos anos a um documentário sobre vida e obra da cantora mindelense. A estreia do filme deverá acontecer no próximo ano, conforme informações dos elementos da associação.

A agenda da homenagem contempla ainda a habitual passeata e serenata pelas ruas da cidade do Mindelo e que leva em conta pontos relacionados com a costumeira trajectória da artista na “Morada,” que arranca na Praça Dom Luís e termina no Núcleo Museológico Cesária Évora, na Rua António da Noli.

No dia em que se assinala a morte da cantora, dia 17 de Dezembro, estão agendados uma “comida de anjo” (partilha de uma refeição para crianças), uma tradição cabo-verdiana muito praticada por Cise e torneio de uril, que era um jogo tradicional que Cesária Évora apreciava e jogava nos seus tempos livres.

A programação estende-se para 18 e 19 de Dezembro com um workshop para artistas e ainda um concurso de desenhos infantis sobre a artista, respectivamente.

O tributo, conforme a vice-presidente da associação, Jaqueline Sena, conta com os apoios da Câmara Municipal de São, Vicente, Governo, Mansa Floating Hub e outras empresas públicas e privadas.

Além de Mindelo, a homenagem à Cise decorre também a nível internacional com o lançamento do disco gravado ao vivo em Olímpia, França, também divulgação do show de homenagem por 50 rádios europeus, projecto ainda para divulgação de uma mini-série sobre vida da artista e ainda o lançamento do documentário bibliográfico, que acontecem tanto em Dezembro como no próximo ano. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project