Noticias

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: FJMN promove debate sobre governação electrónica e desenvolvimento sustentável 06 Junho 2018

A Fundação José Maria Neves para a Governança (FJMN) promove, esta quinta-feira, 07, no Auditório Onésimo Silveira, na Universidade do Mindelo, em São Vicente, uma conferência sobre “Governação Electrónica e Desenvolvimento Sustentável”. O evento, que assinala o 1º aniversário da Fundação e apresentação pública da mesma instituição em São Vicente, terá como orador Jorge Lopes, especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Governação Electrónica, Gestão de Projectos e Telecomunicações.

São Vicente: FJMN promove debate sobre governação electrónica e desenvolvimento sustentável

Em comunicado, diz a FJMN a que a Conferência tem como propósito central mostrar que o desafio do desenvolvimento sustentável, inscrito na Agenda 2030 e que representa um forte compromisso dos Chefes de Estado e de Governo dos Estados-Membros das Nações Unidas é, fundamentalmente, um desafio de integração.

“Pretende-se, por isso, avaliar como e até que ponto o governo integrado e a governança colaborativa podem constituir-se como o principal e incontornável driver para se alcançar os ODS”, diz o documento.

Conforme a Fundação, dado os inúmeros desafios no sentido de mover os programas de governo electrónico de aspirações a resultados de desenvolvimento, pretende-se fazer um exercício para identificar as funções, os modelos e as tendências das instituições de e governo responsáveis por traduzir a visão em realidade.

É de salientar que o Jorge Lopes, especialista em TIC, Governação Electrónica, Gestão de Projectos e Telecomunicações, foi Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Núcleo Operacional para a Sociedade da Informação (NOSI) – entidade que tem a missão de promover o desenvolvimento da sociedade de informação e implementar a governação electrónica em Cabo Verde.

Foi ainda, Ministro das Infra-estruturas e Transportes, consultor do Banco Mundial para as áreas de Infra-estruturas e Transportes, consultor independente em Gestão de Projectos, Infra-estruturas, Telecomunicações e Tecnologias de Informação.

Desempenhou a função de assessor do ministro do Turismo, Indústria e Comércio e PCA da Empresa Nacional de Aeroportos e Segurança Aérea (ASA). Jorge Lopes é também licenciado em Engenharia Electrónica pelo Moscow Energy Institute, com master em Direcção Estratégica e Gestão de Inovação

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project