NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: Companhia Sikinada estreia “Os dias de Birgitt” neste domingo no Mindelact 10 Novembro 2019

A companhia Sikinada, da ilha de Santiago, estreia na noite deste domingo, no Mindelact, a peça “Os dias de Birgitt”, que conta a história de uma mulher confrontada de repente com uma doença terminal.

São Vicente: Companhia Sikinada estreia “Os dias de Birgitt” neste domingo no Mindelact

O espectáculo, como explicou a actriz Raquel Monteiro, à Inforpress e RCV, é feito a partir do texto do escritor cabo-verdiano Mário Lúcio e se baseia numa “história verídica” de uma senhora que recebeu o diagnóstico de ter somente 21 dias de vida.

“Mas, em vez de se encontrar alguém meio em baixo, se encontra alguém com uma moral lá em cima, nada triste, toda resolvida com o diagnóstico e com a sentença, que decidiu que não tinha 21 dias para esperar a morte, mas 21 dias para viver”, explicou Raquel Monteiro.

A actriz do Sikinada, oriundo da ilha de Santiago, acredita ser uma “grande responsabilidade” estrear uma peça no Mindelact, que tem um público “bastante crítico, que sabem ver uma peça e que vêm as fragilidades”.

Por esta razão, o grupo decidiu fazer uma ante estreia na cidade da Praia “para não vir com a primeira adrenalina, porque poderia correr mal”, assinalou a mesma fonte.

“Fizemos esse primeiro ensaio e correu muito bem e pudemos resolver algumas coisas que não estavam tão bem em palco”, asseverou Raquel Monteiro, adiantando que fizeram “questão de levar pessoas críticas para dar `inputs´ e ajudar a fazer bonito no Mindelact”.

Segundo a mesma fonte, a personagem Birgitt é assumida tanto por Raquel, como também por Elisabete Gonçalves e Patrícia Leite, esta última que disse ter estado muito tempo longe dos palcos e agora quer “agarrar com força” a oportunidade dada pelo Sikinada.

Elisabete Gonçalves, também conhecida por Betty, lembrou, por sua vez, que fez parte da equipa que criou o Mindelact há 25 anos e neste domingo estará a estrear a peça com o “mesmo amor” do início.

A programação do Mindelact, no dia de hoje, faz-se com a montra de performance “Casa das belas adormecidas” da companhia Paulo Lage, Portugal, no Centro Cultural Português, “Teatrolândia” com o espectáculo “Paper Boy”, vindo da República Checa, do Mime Prague, na ALAIM, que também recebe, às 19:00, o “Dulces Bestas” da Companhia Nómada (Espanha).

Há ainda “Teatro na praça”, na Praça Nhô Roque, com “Abre os olhos” de Pau Segalez da Espanha e ainda o palco 1, no Centro Cultural do Mindelo, acolhe, às 21:00, o “Embrase-moi” de Kaori Ito (Japão) e Theo Touvet (França).

A programação das bodas de prata do Festival Internacional de Teatro do Mindelo segue-se até dia 16, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project