Agenda Cultural

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

São Vicente: CCM organiza sessão de leitura para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa 03 Maio 2021

A sessão de leitura “ler para ser” acontece no Centro Cultural do Mindelo (CCM) na próxima quarta-feira, 5 de maio às 17:30. A sessão vai ser dinamizada pelos estudantes do 2º ano da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Cabo-verdianos e Portugueses da Universidade de Cabo Verde.

São Vicente: CCM organiza sessão de leitura para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa

A informação que é avançada na pagina do CCM no facebook, aponta que, estas jornadas, desenvolvem um conjunto de atividades que, partindo da investigação realizada ou em desenvolvimento, na área da literatura infantil e da mediação de leitura.

A publicação refere que, na sessão do dia 5 de maio, no CCM, os estudantes do 2º ano da Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Cabo-verdianos e Portugueses irão dinamizar sessões de leitura vocacionadas para o público infanto-juvenil.

No quadro das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. no Mindelo coorganiza com a Universidade de Cabo Verde, a Delegação do Ministério de Educação de São Vicente e o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, em parceria com o Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, o Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, o Projeto “Palavra, palavra” de São Vicente, o Plano Nacional de Leitura de Portugal e o Centro de Investigação e Intervenção na Leitura, as I Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo.

A entrada é livre e o uso de máscara é obrigatório.

Celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa

O site da UNESCO avança que a data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.

Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

“A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul”, aponta a publicação da UNESCO.

AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project