“O balanço [do Festival Nhu Sior do Mundo 2022] é extremamente positivo e estamos muito felizes com esta retoma. As actividades culturais e o festival decorreram num ambiente festivo, de muita animação e fraternização, e só quem esteve presente viu que foi, de facto, uma boa retoma”, assegurou Ângelo Vaz em declarações aos jornalistas.
O autarca congratulou-se com a forma como as pessoas/festivaleiros colaboraram para que o certame fosse um “sucesso”.
Na ocasião, lembrou que São Salvador do Mundo (Picos) é de facto terra do fenómeno “Cotxi pó” e exemplificou com o facto de os filhos do Belo Freire terem protagonizado um “excelente espectáculo”, com o público a responder com danças e outras manifestações corporais.
Por tudo isso, disse que a edilidade, promotora do evento, está com o “sentimento de dever cumprido” por ter proporcionado aos salvadorenhos e visitantes este momento de “grande festividade”.
E tendo em conta, que segundo ele, a Polícia Nacional (PN) não registou nenhum incidente, disse esperar que hoje e este domingo, as pessoas continuem na mesma senda e que as festividades culminem da “melhor forma possível”.
O público, sobretudo o salvadorenho, apesar de dar nota positiva a esta edição e de ter gostado dos artistas que subiram ao palco, diverge quanto aos nomes dos artistas escolhidos pela organização.
Estes questionaram o porquê da não actuação dos artistas salvadorenhos Willy Semedo e Trakinuz.
Já os festivaleiros dos municípios vizinhos instaram os promotores de festivais no interior de Santiago para incluírem o “cotxi pó” no cartaz por ser o género, de momento, e de preferências todos os filhos do tocador de gaita salvadorenho Belo Freire.
Durante o único dia de festival, subiram ao palco o cabeça de cartaz, o artista são-vicentino Grace Évora, Ferro Gaita, Zé Spanhol, Gama, Titio & Lito Freire, Fidjus de Belo Freire, DSD, Kádio Tavares e MC Tranka Fulha.
O festival de música, organizado pela Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, no âmbito das festividades do santo padroeiro, São Salvador do Mundo, que se comemora a 01 de Maio, foi orçado em 2.800 contos e contou com o patrocínio de uma empresa de telecomunicações.
Ainda no âmbito das festividades foram realizadas feira de agronegócio e actividades desportivas como a prova de atletismo e jogos de mesa, nomeadamente carta, dama e oril.
As festividades culminam no domingo, 01 de Maio, com uma missa em honra ao orago local São Salvador do Mundo. A Semana com Inforpress