SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão regista 16 casos de abuso sexual de menores no primeiro semestre de 2021 – diz delegada do ICCA 20 Novembro 2021

A delegada do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) afirmou hoje que Santo Antão registou este ano, até o mês de Agosto, 16 casos de abuso sexual de menores, sendo 14 do sexo feminino e dois masculinos.

Santo Antão regista 16 casos de abuso sexual de menores no primeiro semestre de 2021 – diz delegada do ICCA

Earcenia Nico fez essa declaração à imprensa após a abertura do fórum infanto-juvenil, para assinalar o Dia Internacional dos Direitos das Crianças e o 32° aniversário da Convenção Sobre os Direitos da Criança (CDC).

“Todas essas crianças foram identificadas e devidamente acompanhadas, no entanto, os casos também foram encaminhados ao Ministério Público”, explicou.

Conforme a mesma fonte, o “maior calcanhar de Aquiles” do ICCA são as denúncias que muitas vezes as pessoas não fazem.

É que, segundo Earcenia Nico, quando não há denúncias fica “mais difícil actuar”.

“Temos que sensibilizar as pessoas para entenderem que se trata de uma violação de privacidade da criança e do adolescente. Só assim poderemos ter mais denúncias e conseguimos executar da melhor forma a nossa actuação” acentuou.

A delegada do ICCA salientou ainda que a realização do fórum “serviu” também para “chamar atenção” aos intervenientes do sistema de protecção, nomeadamente as instituições do Estado e também das famílias e a sociedade na questão do dever de vigilância das crianças e dos adolescentes.

“As crianças e adolescentes abordaram durante o fórum questões como punição dos pais e encarregados de educação, visto que, o crime acontece no seio familiar e outras vezes a família tem conhecimento dos casos e não denuncia. Penso que é um caso que pode ser analisado” frisou. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project