AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão/Tarrafal de Monte Trigo: Mar revolto coloca em alerta população que volta a pedir muro de protecção 08 Dezembro 2019

O mar bravo começa a pôr em alerta as famílias que vivem na zona de Praia, Tarrafal de Monte Trigo, Santo Antão, que voltam a manifestar a preocupação pela “demora” na construção do muro de protecção das casas.

Santo Antão/Tarrafal de Monte Trigo: Mar revolto coloca em alerta população que volta a pedir muro de protecção

Os moradores avançaram à Inforpress que o mar bravo que, normalmente, fustiga a zona da praia, no Tarrafal de Monte Trigo, entre Dezembro e Março, começa a fazer-se sentir nessa localidade, embora sem pôr em risco as pessoas ou provocar quaisquer estragos.

Contudo, temendo “momentos mais complicados” a partir de Janeiro, e durante os primeiros três meses do ano, as famílias que vivem na zona da praia, todos os anos, afectadas pela acção do mar, voltam a perguntar pelo projecto de requalificação da orla marítima do Tarrafal de Monte Trigo, que tem sido anunciado pela Câmara Municipal do Porto Novo e pelo Governo.

“A época do mar bravo está a aproximar-se e não se vislumbra qualquer sinal de que o muro de protecção será construído e isso tem estado a angustiar as famílias que, todos os anos, vivem momentos de aflição”, alertou um morador.

A protecção das casas no Tarrafal de Monte Trigo constitui, entretanto, para os serviços de protecção civil, “uma prioridade”.

O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, já admitiu, também, que a protecção das encostas no Tarrafal de Monte Trigo deve ser, de facto, “uma grande prioridade” por forma a “dar segurança às pessoas”.

Nos últimos anos, o mar revolto, além de inundar casas, tem destruído ainda equipamentos sociais, nessa zona piscatória.

O Ministério da Administração Interna (MAI), através do Serviço Nacional da Protecção Civil (SNPC), tem manifestado a sua “disponibilidade” em discutir com as autoridades locais um plano de intervenção nessa zona, exposta à “acção muito severa” do mar, praticamente, ao longo do ano. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project