Estes equipamentos, que vão ser entregues no dia 21 de Março, na Ribeira Grande e no Porto Novo, foram mobilizados por um grupo de dez associações cabo-verdianas com sede em França, no âmbito da segunda edição do projeto “Xali”, que consiste no apoio ao sector de saúde em Cabo Verde, explica uma nota de imprensa, a que a Inforpress teve acesso.
A segunda edição do projeto “Xali” integra a Association des Femmes Capverdiennes en France, Amour de Tissus et Peinture, De l’outil à l’agréable, Domingos Ramos, Hello Cabo Verde, La Fondation iO, Les étoiles de Tarrafal, M. Events; Nostalgia di Cabo Verde e a ONG Cabralistes.
Esta acção, denominada de “Mo Solidariu”, insere-se na segunda edição do projecto “Xali”, no âmbito do qual foi apoiado, em 2021, o centro de saúde do Tarrafal na ilha de Santiago.
“O objectivo do colectivo visa apoiar na melhoria da prevenção e acesso a uma assistência médica de qualidade em Cabo Verde, fortalecendo as estruturas de saúde com donativos de material hospitalar”, explica a nota.
Xali, de nome científico “Cymbopogon citratus”, ou simplesmente belgata, é uma planta medicinal muito usada em Cabo Verde principalmente em casos de febre, gripe e mal-estar intestinal.
“Desta forma, o colectivo de associações de cabo-verdianas residentes em França procura destacar a importância das plantas medicinais existentes no nosso arquipélago”, concluiu a mesma fonte.
A Semana com Inforpress