CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão: Espadaná e Matinho à espera da luz eléctrica há quase três anos 21 Outubro 2019

As comunidades de Espadaná e Matinho, no Planalto Leste, Santo Antão, continuam à espera da energia eléctrica, prometida, há quase três anos, pela Empresa de Electricidade e Água (Electra) e pela Câmara Municipal da Ribeira Grane, desta ilha

Santo Antão: Espadaná e Matinho à espera da luz eléctrica há quase três anos

Os moradores dessas localidades, as quais fazem parte de um grupo reduzido de localidades em Santo Antão ainda sem luz eléctrica, lembram que, desde os princípios de 2017, esperam pela concretização da promessa de se electrificar esses dois povoados, onde vivem “dezenas” de pessoas.

Domingos Morais, porta-voz da população, informou que as famílias estão “descontentes com essa situação.

No início do ano passado, por ocasião da visita do primeiro-ministro à Lagoa do Planalto Leste, o edil da Ribeira Grande, que é, também, presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, voltou a prometer luz eléctrica para Espadaná e Matinho.

Também, os moradores de João Bento, no município do Porto Novo, queixam-se da “demora” na implementação do já prometido projecto de electrificação dessa localidade.

As 12 famílias residentes nessa zona lembram que trata-se de um projecto aguardado “há longa data”, cuja materialização está a ser aguardada com “muita ansiedade” por parte dessa comunidade.

Da mesma forma, Santa Isabel, no Paul, e povoados próximos reivindicam a energia eléctrica.

O Governo já informou que nenhuma zona ficará sem energia eléctrica em Santo Antão, prevendo-se que esta ilha, actualmente, com uma taxa de cobertura de 97 por cento (%), fique totalmente electrificada até 2020.

No caso de Espadaná, a previsão é de que essa zona estará electrificada até ao primeiro semestre do próximo ano, no âmbito do plano de investimentos da Electra para a ilha de Santo Antão. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project