SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Santo Antão: Água para o gado representa “problema enorme” por resolver no município do Porto Novo – delegado 22 Junho 2022

O abeberamento do gado no concelho do Porto Novo, Santo Antão, a enfrentar cinco anos de seca, representa, atualmente, “um problema enorme e estruturante” por resolver no sector da pecuária, uma das principais atividades económicas locais.

Santo Antão: Água para o gado representa “problema enorme” por resolver no município do Porto Novo – delegado

Segundo escreve Inforpress, o alerta é do delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, que lembrou que este município tem “o maior efetivo pecuário do País”, com mais de 25 mil cabeças de gado, distribuídas por 500 criadores.

Além da aposta nos programas para mitigar os efeitos da seca, “que tem produzido resultados”, Joel Barros indicou ainda a necessidade de se “estabilizar o apoio” aos criadores de gado no acesso à água.

Na zona periférica da cidade do Porto Novo, o problema vai ficar resolvido “a curto prazo” no quadro dos investimentos já financiados pelo Governo para criar pontos de abastecimento a cerca de 70 criadores e nas altas (Planalto Norte), cita Inforpress.

Há, também, perspectiva de que o projeto de adução e bombagem de água para esta localidade possa resolver a situação, avançou este responsável.

A seca que fustiga Porto Novo nos últimos anos constitui “uma ameaça” às nascentes, cujo caudal está a diminuir “drasticamente”, mas Joel Barros assegurou à Inforpress que no âmbito do plano indicativo de prospecção de água subterrânea, este concelho vai ser contemplado a execução de furos.

Conforme a mesma fonte, no caso dos nos planaltos Norte e Leste, onde o problema de seca se coloca “com maior acuidade”, há um programa específico que consiste na execução de furos capazes de mobilizar água para o gado.

Conforme o delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente, “a perfuração é fundamental” para garantir a continuidade das atividades agrícolas e de pecuária neste concelho, que apresenta “excelentes condições” para o desenvolvimento destes dois domínios.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project