CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sal: ICIEG capacita um grupo de mulheres para cuidarem de idosos e pessoas com deficiência 27 Janeiro 2021

O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade de Gênero (ICIEG) pretende apostar fortemente nos cuidados, empoderando mulheres para cuidarem de idosos e pessoas com deficiência. Neste âmbito o ICIEG em parceria com a Direção Geral da Inclusão Social, a Câmara Municipal do Sal e a Cruz Vermelha, promoveram uma ação de capacitação destinada a 18 mulheres da ilha do Sal. O objetivo desta formação é capacitar as mulheres para cuidarem de idosos e pessoas com deficiência de modo a encontrarem um emprego digno através da montagem de lares para acolhimento de idosos e deficientes ou atendimento a domicílio.

Sal: ICIEG capacita um grupo de mulheres para cuidarem de idosos e pessoas com deficiência

“A imagem que nós pretendemos ter daqui para frente é a mulher que sai ou que vai para o mercado vender, que vai trabalhar, mas que tem onde deixar os filhos, o portador de deficiência ou então os idosos. Assim a mulher vai tranquilamente e descansada para o trabalho sabendo que há em casa uma pessoa capacitada cuidando dos seus entes queridos, porque sabe que os seus parentes estão a ser bem cuidados”, expressou Rosana Almeida.

 Rosana Almeida, diz se sentir impressionada quando vê pessoas a vender nos mercados das cidades e debaixo das mesas encontram crianças porque não têm onde os deixar. "É esta a realidade que nós queremos mudar e é esta a realidade que esses recém-formandos vão mudar. Queremos que esta pobreza se liberte", expressou. 

Frequentam esta formação, financiada por uma cooperação Espanhola, 18 mulheres. Numa primeira fase, as formandas já receberam formação em gestão de pequenos negócios, com vista a gerirem da melhor forma os seus negócios. Numa outra fase, essas mulheres, segundo a presidente do ICIEG, poderão receber formação de cuidados propriamente ditos.

Num primeiro momento vão ser distribuídas aos formandos, kits completos para a montagem completa do seu negócio, de um lar de idoso, uma creche, ou de prestar serviços a domicílio.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project