CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Sal: Artistas mobilizam para angariar fundos para apoiar instituição que apoia crianças de Terra Boa 27 Janeiro 2021

Já se passou um ano que Cabo Verde e diversos países estão viver situações muito difíceis por conta do vírus sars-cov2, que veio para desestruturar a saúde pública e a economia mundial. Na ilha do Sal, aquela que é uma das ilhas mais turísticas do país, vive na pele todas as consequências provocadas por esta crise. Por conta disso muitas famílias estão sem ter o que comer, e em consequência as crianças também. A repercussão desta situação mobilizou alguns artistas salenses a realizar um concerto de angariação de fundos.

Sal: Artistas mobilizam para angariar fundos para apoiar instituição que apoia crianças de Terra Boa

O certame, uma produção de vários artistas salenses, nomeadamente, Manuel Portugal, Ailton Delgado, mais conhecido por Ay Tecla 2, Marcos Sousa e Elton da Veiga, aconteceu no dia do Ano Novo, 26 de Dezembro, e com o dinheiro arrecadado, o responsável do grupo, Ailton Delgado, procedeu, esta terça-feira, 26, à entrega dos alimentos ao Centro de apoio às crianças de Terra Boa e Santa Cruz.

O objetivo desta iniciativa, segundo o responsável, é ajudar as crianças ou famílias que sofrem de alguma vulnerabilidade financeira. “No mês de Dezembro, na época natalícia, surgiu a ideia de fazer algo para ajudar os mais necessitados. Sempre tocamos recordai porta-a-porta, mas como esse ano foi impossível fazer por conta da pandemia da covid-19, decidi contactar os meus amigos, para fazermos um concerto solidário para angariar fundos. A ideia principal foi fazer com que as pessoas aderissem ao projeto”, expressou Adilson Delgado, afirmando que sempre gostou de ajudar.

Segundo, os músicos conseguiram arrecadar 8.000$00, além de receberem doações anónimas, de salenses que vivem no país e nos Estados Unidos de América, contabilizando um valor total de 20.000$00. Com o dinheiro foi comprado 5 sacos de arroz de 25kg , 25 kg de feijão e duas caixas de galinha, para alimentar cerca de 200 crianças e adolescentes.

Anine Seiler, presidente da Associação Apoio a Crianças de Terra Boa, sente-se, no que lhe concerne, muito satisfeita com a vontade demonstrada pelos artistas em querer ajudar. “Estou muito feliz e contente porque muitas pessoas, em consequência da crise provocada pela covid-19, não pensam nos outros e esquecem de ajudar os mais carenciados”, enfatizou.

Questionada se a crise da covid-19 afetou a instituição já que grande parte dos apoios provém de turistas que visitavam o local, Anine Seiler sublinha que houve sim uma ligeira diminuição de apoios, porém há turistas Alemãs que continuam a ajudar. “Nós vivemos de doações de turistas, portanto, estamos com algumas dificuldades uma vez que a vinda deles está a ser um pouco complicada, porém, graças a Deus há pessoas que vivem fora, inclusive turistas Alemãs que nos enviam dinheiro para comprar mantimentos”, reiterou.

A responsável avançou ainda que por conta da pandemia da covid-19, este ano não foi possível receber os kits de materiais escolares, que costumam receber, para oferecer às crianças e adolescentes com problemas financeiros.

Quanto às normas de segurança sanitária, Anine Seiler afirma que todas as medidas são tomadas para evitar o risco de contágio, inclusive o hábito que os turistas, tinham de beijar, abraçar as crianças e tirar fotos estão proibidas. “Nós respeitamos todas as regras de segurança. Logo na entrada têm à disposição água e sabão para lavarem as mãos, todos são obrigados a usarem máscaras.

Mais de 200 crianças e adolescentes da zona de Terra Boa, uma das zonas mais pobres da ilha do Sal, recebem apoio da instituição por profissionais voluntários de diversas áreas, participam em oficinas de dança, cântico, em encontros, palestras, recebem apoio escolar e inclusive na alimentação.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project