OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Rússia: Putin tem 80% de intenções na eleição deste ano" 29 Janeiro 2018

O debate sobre a Rússia nunca consegue ser neutro, viu-se que mesmo o centenário da Revolução Russa, celebrado em outubro, teve a sua romaria de faits-divers — até entre nós, no caso do algo folclórico em que se transformou um recente happening com duas estrelas da Lusofonia, se me é permitido assim expressá-lo.

Por: Alexandre Santos

As notícias internacionais, entre elas as deste último domingo de janeiro, destacam, mais do que qualquer outro dos concorrentes na corrida presidencial, Navalny — que está impedido de concorrer!

A 18 de março próximo, Putin concorre à sua própria sucessão, após quase vinte anos no poder. Contudo, as sondagens mostram que ele atinge 80% de intenções de voto no próximo plebiscito. Os escassos votos da oposição vão assim distribuídos: P. Grudinine 7,6%, V. Jirinovsky 4,2%, K. Sobchak 0,7%, G. Iavlinsky 0,6% et B. Titov 0,4%.

O oponente mais bem posicionado é Pavel Grudinine, que é vice-presidente da comissão agrícola da Câmara russa de Comércio e Indústria, além de agrónomo tido como pioneiro da agricultura biológica no seu país.

O debate sobre o recente legado comunista consegue ainda ser mais opaco. Pergunta-se: Putin não esteve sempre mancomunado com o regime deposto em 1991? O seu principal oponente é, também como Putin, um dos filhos diletos do regime deposto. A diferença é que, para uma minoria que se opõe ao presidente, a folha de serviços de Grudinine se apresenta imaculada, em contrastante destaque com o do todo poderoso Putin.

Para o eleitorado que sonha com uma alternativa à pervasiva corrupção, e, logo, não se revê em Putin — como se viu, menos de um em cada quatro — , o candidato Grudinine é o político virgem em que vale a pena apostar.

Foto do site do Kremlin: em dezembro Putin encontra-se com o Patriarca Ortodoxo, após reunir-se com todos os líderes das delegações da Igreja Ortodoxa. A bênção do Líder máximo da fé ortodoxa é crucial, ele sabe-o bem.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project