A sua biografia no site da região de Penza (em russo e traduzível para inglês) dá-a como natural da cidade a mais de 500 km a sudeste de Moscovo. Ali nasceu em outubro de 1984.
O seu principal cargo público teve-o em 2008, ano em que se tornou co-fundadora e diretora da organização "Blagovist" para a promoção e adaptação social.
Vinte anos antes, tinha iniciado, aos catorze anos, os seus estudos na Escola de Cultura e Artes A.A. Arkhangelsky. Ao fim de quatro anos formou-se, em 2002, com distinção como maestrina (diretora de orquestra).
Em 2003, com dezanove anos casou com Pavel Kogelman, que é um sacerdote da Igreja Ortodoxa Russa e ex-programador.
Foi também em 2003 que iniciou estudos de música na Academia de Cultura e Artes do Estado de Samara.
Em 2005, teve o primeiro filho. Interrompeu os estudos. O segundo filho nasceu em 2007 e três anos depois nasceu o terceiro.
Antes de se tornar em 2021 a comissária de Putin para os direitos das crianças, Maria Lvova-Belova deu aulas de guitarra a crianças na sua cidade natal.
Filhos adotivos
Entre 2012 e 2013, Maria e Pavel adotaram quatro crianças. No ano seguinte, ajudou a abrir um centro para ajudar órfãos "a receber educação e formação para uma profissão".
Foi também em 2014 que lhe nasceu o quarto filho biológico. Em 2018 nasceu o quinto filho biológico. O número de 17 filhos adotivos é indicado na imprensa local da sua cidade natal e entre eles estará pelo menos um "órfão de guerra ucraniano".
"Ótimo!", reage Maria ao mandado do Tribunal da Haia
O mandado de prisão emitido pelo TPI refere que MAria cometeu crimes contra a humanidade .em ligação com o processo de transferênciia de crianças ucranianas para o território russo.
Fontes: Reuters/TASS/Site: penzanews.ru./Информационное агентство. Fotos: Maria Lvova desembarca em Moscovo com 77 crianças, algumas com deficiências, originárias de Rostov-on-Don. As outras vieram de comboio de diversas regiões. Todas terão o mesmo destino: ser adotadas por famílias russas.