ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ruanda mecenas do Arsenal em 40 milhões — Surreal? 03 Junho 2018

Paul Kagame, presidente do Ruanda, vai investir 30 milhões de libras (c. 3.800 milhões CVE) no clube inglês Arsenal. A surpreendente notícia explica-se: a economia ruandesa aposta tudo no turismo e a equipa de Londres irá usar o slogan "Visite Ruanda" nas mangas do equipamento.

A imprensa inglesa ficou incrédula com a proposta, apresentada em finais de maio. Muitos apontaram que o montante não está longe do valor que o Reino Unido inscreve, anualmente, em projetos de desenvolvimento para aquele país africano: c.50 milhões de libras.

Já o parlamento holandês, que também ajuda economicamente o Ruanda, fez uma denúncia sobre este contrato publicitário. Segundo os dados das Nações Unidas, 60% da população do Ruanda vive com menos de 1,60 euros por dia. A pobreza abrange todo o país mas tem especial enfoque nas crianças. A ajuda externa representa 17% do orçamento do país, quando há uma década representava 80%.


"Criticar o investimento ruandês no Arsenal é atitude tacanha e insultuosa", defende analista económico

O diário londrino The Independent publicou um artigo de opinião em que decifra a estratégia que o presidente Paul Kagame estará a pôr de pé. Trata-se de um investimento no turismo.

Em 2017, o Ruanda lucrou 346 milhões de euros com o turismo e o presidente pretende atingir os 800 milhões até 2024.

Turismo de luxo combina safaris e conforto

O "Bisate Lodge" (foto), com diária a 1400 dólares, combina a oferta de safaris —pagamento à parte — e alojamento de luxo.

Promovido como amigo do ambiente, a unidade turística, segundo reportagens em órgãos de referência, tanto na imprensa especializada como nas secções de turismo dos média generalistas, valoriza os artistas e artesãos locais cujas obras estão em todo o lado.

Ruanda mecenas do Arsenal em 40 milhões — Surreal? Digam antes "Estratégia sustentada".

Fontes: The Independent/ DW.de/NY Times

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project