Noticias

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Ribeira dos Bodes no Parto novo: Agricultores sem água para rega há mais de mês já com prejuízos elevados 19 Julho 2018

Os agricultores em Chã de Casa, em Ribeira dos Bodes, interior do concelho do Porto Novo de santo Anao, enfrentam, há mais de um mês, uma situação de penúria de água para rega, provocada por uma avaria no furo dessa localidade.

Ribeira dos Bodes no Parto novo: Agricultores sem água para rega há mais de mês já com prejuízos elevados

Segundo o representante dos agricultores, Jailson Monteiro, citado pela Inforpress, a situação começa a ficar “muito complicada” para os 18 camponeses, que estão a perder toda a suas culturas, apelando, assim, ao Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) a providenciar a reparação da avaria num cabo, que impede o furo de funcionar.

“Os agricultores estão aflitos, já que os prejuízos já são muitos elevados. Apelamos, por isso, à delegação do MAA no Porto Novo para abreviar a resolução do problema”, avançou Jailson Monteiro.

Desde os meados de Junho, o furo de Chã de Casa, em Ribeira dos Bodes, equipado com um sistema fotovoltaico, não produz água para agricultura, devido a um problema num cabo do sistema eléctrico, instalado nesse furo em 2015.

Segundo o delegado do MAA no Porto Novo, Joel Barros, esforços estão ser despendidos para o conserto da avaria, encontrando-se os técnicos empenhados na resolução do problema “o quanto antes possível”.

Em situação difícil estão também os 16 agricultores em Manuel Lopes, há dois meses sem água, situação que, igualmente, se deve à uma avaria do sistema de bombagem do furo dessa localidade, pontua a mesma fonte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project