NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Retrato de Putin em asas de borboleta — Oferta da República Centro-Africana 14 Janeiro 2022

A entrega a Vladimir Putin do seu retrato simboliza o estreitar de relações entre a Federação Russsa e a República Centro-Africana, afirmou o embaixador de Bangui em Moscovo.

Retrato de Putin em asas de borboleta  — Oferta da República Centro-Africana

A prenda que a República Centro-Africana ofereceu ao presidente da Federação Russa — "um grande retrato seu composto por asas de borboletas" — representa uma arte tradicional no país africano, adiantou o embaixador Léon Dodonou-Pounagaza em entrevista à agência noticiosa russa Ria-Novosti, divulgada hoje.

Na República Centro-Africana, os quadros com asas de borboletas são um artesanato ambicionado, que faz viver numerosos caçadores de lepidópteros nas florestas do país, onde estão espécies únicas no mundo.

Segundo politólogos, a RCA tornou-se o símbolo do regresso da Rússia pós-soviética a África, desde o início, em 2018, de uma importante cooperação militar e económica entre Moscovo e o governo do presidente centro-africano, Faustin-Archange Touadéra.

Desde a sua chegada a Bangui que o grupo paramilitar russo privado Wagner não pára de subir de importância, com os seus mercenários envolvidos no combate às milícias opostas a Touadéra.

Considerados no país, como salvadores que permitiram recuperar o controlo da maioria das localidades, os russos são, contudo, acusados de abusos e crise de guerra por várias organizações não-governamentais.

Fontes: Reuters. Fotos (AFP/Getty): Borboletas apanhadas na rede são objeto de tratamento prévio.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project