INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

República Checa : Polícia investiga silêncio da Casa Civil sobre presidente internado na UCI desde 10-10 24 Outubro 2021

O país está num limbo após a vitória dos partidos da oposição nas legislativas de 8 e 9 deste mês. Só o presidente Miloš Zeman (foto à d.ta) pode, segundo a constituição, dar ordens à maioria para formar o próximo executivo, mas está há duas semanas hospitalizado. "Problemas de saúde têm-no impedido de cumprir as suas obrigações oficiais", afirmou o chefe do Senado ao pedir explicações na segunda-feira. A Polícia na sexta-feira anunciou que está em curso um inquérito para apurar se existe crime na atuação da Casa Civil que, além do silêncio, beneficiou o representante da câmara baixa com uma visita à UCI onde o presidente assinou um decreto sobre a primeira sessão pós-eleitoral do parlamento.

República Checa :  Polícia investiga silêncio da Casa Civil sobre presidente internado na UCI desde 10-10

A saúde do presidente Zeman (foto à d.ta), o primeiro a ser eleito por voto universal em 2013, entrou para a agenda política no dia 16 quando o primeiro-ministro Andrej Babis (foto à esqª), expressou preocupação pelo silêncio do chefe de gabinete presidencial, Vratislav Mynar.

O hospital, sob demanda do Senado, esclareceu que a atualização sobre a saúde do presidente tinha sido dirigida a Mynar, a informar que o presidente de 77 anos não estava "em condições de desempenhar as suas funções por enquanto".

No dia 13, o hospital informava a Casa Civil que Zeman internado na UCI-Unidade de Cuidados Intensivos ali ia permancer e não se previa quando teria alta. Mas Mynar não partilhou essa informação nem com o pessoal sénior, muito menos fez a sua divulgação pública.

Só o presidente me pode demitir

No dia 16, o primeiro-ministro Andrej Babis — que se opõe às vozes que pedem a destituição do presidente Zeman — expressou que o chefe da Casa Civil tinha de se demitir.

Em conferência de imprensa, Mynar afirmou-se tranquilo pois "[s]ó o presidente me pode demitir" e recusou "discutir as pretensões" de seja "qualquer político".

Fim do domínio de Babis

Os resultados eleitorais definitivos confirmam o fim do domínio de Babis. "Somos a mudança", repetiu no seu discurso de vitória o líder do partido Spolu (Todos juntos).

"Os partidos da democracia mostraram que a época do caos é coisa do passado", expressou o líder da coligação PirStan, Ivan Bartoš que afirmou ter agendado conversações com o Spolu "sobre as posssibilidades de formar um novo governo".

Doença do presidente

O presidente checo — que os seus biógrafos descrevem como "grande consumidor de álcool e cigarros" — sofre de neuropatia diabética, segundo o próprio anunciou em 2015. A doença causadora de disfunção nas pernas obriga-o a deslocar-se em cadeira de rodas.

Fontes: Euronews/US News/BBC. Fotos: Primeiro-ministro. Bandeira da República Checa. Presidente Miloš Zeman, que foi primeiro-ministro entre 1998 e 2002 sob o presidente Vaclav Havel (1989-92, R. da Checoslováquia; 1993-2003 (R.Checa).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project