ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Renovação para Ribeira Brava de São Nicolau: Técnico Tributário e ex-Presidente substituto, Carlos Manuel Soares Centeio Barbosa, lidera a lista do PAICV à Câmara 28 Junho 2020

Renovação para Ribeira Brava de São Nicolau. É este o foco da proposta política para as eleições autárquicas de Outubro deste ano em Cabo Verde, encabeçada por Carlos Manuel Soares Centeio Barbosa, Técnico Tributário da Direção Geral de Contribuições e Impostos (DGCI), vereador sem pasta no actual executivo local e antigo presidente da Câmara em exercício entre Janeiro e Outubro de 2016. O candidato, que conta com o apoio oficial do PAICV, quer retomar o dinamismo do tempo do Edil Américo Nascimento, por considerar que o município conheceu, nos últimos quatro anos, um grande retrocesso no seu processo de desenvolvimento. Coloca no centro das atenções a mobilização de água a menos custo para consumo doméstico, agricultura e pecuária, novas políticas ativas para juventude e procura de soluções sustentáveis para as ligações da ilha com o resto do país, com prioridade para o transporte aéreo.

Renovação para Ribeira Brava de São Nicolau: Técnico Tributário e ex-Presidente substituto, Carlos Manuel Soares Centeio Barbosa, lidera a lista do PAICV à Câmara

Autarca experimentado, Carlos Manuel Soares Centeio Barbosa é um Técnico Tributário com muita experiência do Ministério das Finança e já se encontra no terreno para socializar o seu projeto «Renovação para Ribeira Brava». É que, segundo ele, o município conheceu um forte retrocesso no seu processo de desenvolvimento nos últimos quadro anos. Admite que o nível de desempenho do actual executivo deve rondar os 34%. «Pretendo retomar o dinamismo do tem tempo do Edil Américo Nascimento, em que havia muitos projetos e obras no concelho», avança.

Referindo-se às prioridades da sua agenda de desenvolvimento local, Barbosa anuncia que vai dispensar uma tenção especial à problemática de mobilização de água para o consumo doméstico, para a agricultura e pecuária a um custo mais baixo do que existe neste momento. « Por isso, vou propor a substituição da energia convencional para a renovável na produção do preciso líquido através da atual unidade dessalinizadora de 1.200 metros cúbicos de água por dia, em que está sendo aproveitada um quarto da sua capacidade total devido aos gastos com a energia. Paralelemente a isso, pretendo trabalhar, em parceria com o poder central, para se equipar com energia renovável os vários furos que se encontram abandonados na ilha». Com isso, Barbosa garante que se vai produzir água a um custo mais barato e em maior quantidade, já que várias zonas do concelho estão a enfrentar a escassez de água grave neste momento.

A equipa Renovação para Ribeira Brava vai ainda apostar em políticas ativas para a Juventude, com destaque para a formação profissional, com a qual os mais novos podem ingressar no mercado de trabalho e gerar rendimentos para eles e sua família. Com esta medida, a candidatura do PAICV à Câmara Municipal das Terras do Chiquinho pretende ainda estancar o fenómeno da migração de muitos jovens e não só para outras ilhas, nomeadamente para Sal e São Vicente, à procura de um emprego.

O projecto alternativo de Carlos Miguel Barbosa à presidência da Câmara da Ribeira Brava quer também trabalhar, com o governo e outros parceiros de desenvolvimento, na procura de uma solução sustentável para as ligações da ilha com o resto do país. Mas estabelece como prioridade a conexão direta, suspensa há vários meses, a nível do transporte aéreo com as ilhas de Sal e São Vicente, com as quais São Nicolau tem uma relação histórica.

Técnico Tributário de carreira com forte intervenção social

Filho de São Nicolau, Carlos Manuel Soares Centeio Barbosa reside em Chã de Norte da cidade da Ribeira Brava - nasceu a 10 Outubro de 1967. Quadro do Ministério das Finanças, conhece bem o concelho, onde tem, como autarca e ativista social, uma forte intervenção social.

Como Técnico Tributário da Direção Geral de Contribuições e Impostos, Barbosa tem uma longa carreira e vasta experiência na sua área profissional. Em 1987 foi nomeado para exercer o cargo de Fiscal de Impostos no Ministério das Finanças, colocado na Repartição de Finanças de São Vicente. Transferido depois para a Repartição das Finanças da Ribeira Brava, teve que suspendera a sua função para, entre 2000 e 2016, integrar as diferentes equipas camarárias que ganharam as eleições, trabalhando como vereador a meio tempo e a tempo inteiro. Já em 2016, regressou ao quadro de Origem, Ministério das Finanças, exercendo o cargo de Técnico Tributário da Direção Geral das Contribuições e Impostos na Repartição de Finanças da Ribeira Brava, onde permanece até presente data.

Conforme o seu currículo, Carlos Manuel Soares Centeio Barbosa já exerceu várias funções a nível das organizações da sociedade civil da Ribeira Brava. Foi presidente da Direção do Grupo Carnavalesco Copa Cabana, (1993 – 1995), Presidente da Direção da Associação Regional de Futebol de São Nicolau (1996 -2000) e Presidente da Direção do Sport Clube Atlético (2004 – 2008), clube de Futebol da Cidade Ribeira Brava.

Autarca com vasta experiência de gestão municipal

O candidato tambarina à sucessão de Pedro Morais nas próximas eleições é um quadro com uma vasta experiência na administração local, integrando várias equipas camarárias desde o ano de 2000 a presente data como vereador.

Segundo o seu currículo, a sua experiência autárquica começou entre 2000 e 2004, quando foi eleito no Grupo Independente, “Juntos por São Nicolau”, pelo então Município de São Nicolau, desempenhando as funções de Vereador a meio tempo. Nos dois mandatos consecutivos de 2008 a 2016, foi eleito pela lista do PAICV nas eleições autárquicas, desempenhando as funções de Vereador a tempo inteiro e Presidente Substituto na Câmara Municipal da Ribeira Brava.

Mais relevante foi que, de Janeiro a Setembro de 2016 – exerceu as funções de Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, já que o então Edil Américo Nascimento teve que suspender o mandato para concorrer às legislativas do mesmo ano. Além disso, foi eleito pela 3ª vez na lista do PAICV nas eleições autárquicas de 2016, onde saiu vencido, desempenhando as funções de Vereador sem pelouros na atual Câmara Municipal da Ribeira Brava.

Alternativa Renovação para Ribeira Brava

O líder da Alternativa Renovação para Ribeira Brava parte com uma vantagem na corrida à Câmara local: tem toda a máquina do PAICV do seu lado - o MpD está neste momento dividido entre o candidato desse partido e o grupo Independente no poder comandado pelo Edil Pedro Morais, que tudo indica vai concorrer a segundo mandato. Carlos Manuel Soares Centeio Barbosa conhece ainda bem o terreno e tem experiência na gestão camarária. Resta agora convencer os munícipes com o seu projecto alternativo «Renovação para Ribeira Brava», com o qual quer dinamizar o processo de desenvolvimento local que, segundo ele, conheceu retrocesso nos últimos quatro anos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project