MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reino Unido: Avó contagiada por neto escolhe tirar oxigénio para dizer à filha internada na UCI "Tens de lutar pela tua vida, pelos teus filhos" 26 Janeiro 2021

O ato apressou a morte da septuagenária Maria Rico: "Ela estava muito consciente do que estava para acontecer, sabia que não iria recuperar-se e estava farta do tratamento", disse a filha Anabel Sharma. Mais de dois meses depois, a sobrevivente de Covid continua a fazer tratamento com oxigénio em casa porque tem os pulmões danificados pelo vírus.

Reino Unido: Avó contagiada por neto escolhe tirar oxigénio para dizer à filha internada na UCI

A britânica Anabel Sharma, de 49 anos, e a mãe Maria Rico, de 76 anos, foram internadas no hospital Leicester Royal no mesmo dia de outubro. Todos os seis membros da família — o casal Sharma, os três filhos e a avó — tinham testado positivo depois que um dos rapazes foi contagiado na escola.

A septuagenária, "avó incrível", "muito obstinada" — consciente de que isso apressaria a sua morte — pediu no dia 1 de novembro que lhe tirassem a máscara de oxigénio para falar com as duas filhas uma última vez.

Anabel Sharma — que decidiu divulgar o caso "para aumentar a consciencialização sobre o vírus" — conta que esse foi um momento "de partir o coração", mas disse que estava feliz porque a mãe não morreu sozinha. Tinha as duas filhas ao lado, uma doente e a outra, Susana, que se equipou com roupa protetora para entrar na UCI-Unidade de Cuidados Intensivos.

Anabel, neste mês e ainda a recuperar, contou à BBC que a mãe morreu cerca de meia hora depois que a máscara foi retirada. «A minha mãe pediu que lhe tirassem a máscara e eles disseram: "Assim que a tirarmos, não terá muito tempo". Ela disse, "sim, eu sei disso. Mas já tive o suficiente"».

"Passámos cerca de cinco minutos com ela enquanto conseguiu falar, depois ela perdeu a consciência. Ela disse que não tinha medo de morrer, que estava pronta. Disse que eu precisava lutar muito, porque tinha os filhos em casa".

Fontes: BBC. Fotos (cedidas por Anabel Sharma): O coronavírus espalhou-se e todos os seis membros da família testaram positivo. Maria Rico morava na casa da família formada por Anabel, o marido e os três filhos do casal (Noah, de 10 anos, Isaac, de 12 anos, e Jacob, de 22).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project