NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Reggae: Bunny Wailer da banda de Bob Marley morreu aos 73 anos 05 Mar�o 2021

Wailer da voz de barítono, nome artístico de Neville Livingston, faleceu aos 73 anos em Kingston na terça-feira, 2, vítima de complicações cardíacas. O anúncio foi feito pela ministra da Cultura da Jamaica, Olivia Grange.

Reggae: Bunny Wailer da banda de Bob Marley morreu aos 73 anos

Bob Marley, Bunny Wailer e e Peter Tosh: três amigos que cresciam num bairro de lata da capital jamaicana e aos 16 anos formaram a banda The Wailers que definiu as rotas do reggae.

O álbum Catch a Fire, sucesso mundial, provou que o trio trilhara o bom caminho até à fama mundial. Outros sucessos do trio: Simmer Down and Stir It Up.

The Wailers: a inspiração terá vindo aos adolescentes da tradição jamaicana ligada às cerimónias fúnebres em que a carpideira faz cantando o elogio do morto. Música e poesia.

Onze anos estiveram juntos e percorreram os palcos do mundo. Em 1974, Wailer deixou a banda para seguir uma carreira a solo. Teve sucesso e provam-no os três prémios Emmy que recebeu ao longo dos últimos trinta anos da carreira a solo.

O governo da Jamaica atribuiu-lhe, em 2017, a Ordem de Mérito, em reconhecimento pelo contributo de Wailer na divulgação internacional da música do país. E que o primeiro-ministro, Andrew Holness, expressou na despedida: "Bunny Wailer é uma grande perda para a Jamaica e para a música reggae".

Cultura Rastafari

Os três amigos de infância tornaram a cultura Rastafari uma forma de viver que se estendeu para lá do seu bairro desfavorecido e logo influenciou os jovens da "parte alta" de Kingston.

Fontes: BBC/AP. Relacionado: “Reggae” é Património Imaterial da Unesco: Morna vai ter de esperar, 30.nov.2018. Fotos: Em 1963, Bunny Wailer, Bob Marley e Peter Tosh (da esqª para a d.ta) criaram a banda ’The Wailers’. Bunny Wailer faz carreira a solo a partir de 1974.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project