ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Produtos da Primeira Necessidade: Preços de milho local e feijão pedra com aumentos elevados 26 Abril 2019

Com a seca que vem assolando Cabo Verde nos últimos dois anos, os preços do milho local registaram uma grande subida (15%) neste primeiro trimestre de 2019, acontecendo também uma variação significativa com a feijão pedra (+9,5%), isto em comparação com o período homólogo anterior. A revelação é da Análise Trimestral dos Preços Nacionais (ATPN), que avança, no entanto, uma tendência de baixa na maioria dos restantes Produtos Alimentares de Primeira Necessidade (PAPN) entre Janeiro e Março deste ano.

Produtos da Primeira Necessidade: Preços de milho local e feijão pedra com aumentos elevados

Conforme precisa a mesma fonte, os preços dos Produtos Alimentares de Primeira Necessidade representam, entre os meses de janeiro e março de 2019, relativa estabilidade, com a exceção feita no milho local, que subiu (+6,1%) e do feijão Bongolom que sofreu uma baixa de (-4,7%). A nível de agrupamento dos feijões, o preço médio regista uma redução de 1,3% no referido trimestre em apreço.

«Comparado o preço médio do trimestre em análise com o do trimestre anterior, verifica-se a tendência de baixa na maioria dos produtos. Entretanto, é de destacar a grande subida de preços no milho local (+14,6%)», faz questão de realçar o mesmo estudo.

Mais: Face ao trimestre homólogo de 2018, a ATPN indica que os preços dos PAPN registaram variação significativa a saber: -11,1% no açúcar, -10,1% no feijão congo e +9,5% no feijão pedra.

É de salientar que a Análise Trimestral dos Preços Nacionais é uma publicação que fornece informações sucintas sobre o comportamento dos preços nacionais de Produtos Alimentares de Primeira Necessidade (PAPN), com base no Observatório do Mercado do Secretariado Nacional para Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project