ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Privatização da TACV: Icelandair entrega proposta final para aquisição de 51% do capital social da empresa 25 Novembro 2018

O processo da privatização da TACV, alvo de fortes protestos pela oposição por causa da falta da transparência, conhece um novo capítulo. É que a UASE (Unidade de Acompanhamento do Sector Empresarial do Estado) anuncia que acaba de receber da empresa Loftleidir-Icelandic, do Grupo Icelandair, a proposta final e vinculativa, para a aquisição de 51% do capital social da companhia aérea nacional – TACV- Cabo Verde Airlines.

Privatização da TACV: Icelandair entrega proposta final para aquisição de 51% do capital social da empresa

Num comunicado lacónico, o Governo, através da UASE, informa que a proposta resulta da apreciação feita pela comissão de avaliação à primeira proposta apresentada, tendo sido exigido ao concorrente a submissão de algumas peças e informações suplementares, visando o cabal cumprimento dos requisitos estabelecidos no caderno de encargos.

O documento fundamenta que, de acordo com o estabelecido no Decreto-lei Nº45/2017, de 21 de setembro, a proposta ora apresentada será avaliada, novamente, pela referida Comissão de avaliação, nomeada por despacho conjunto do Ministro das Finanças e do Ministro do Turismo e Transportes e assessorada por peritos internacionais em direito comercial, transportes aéreos e privatização.

Críticas e histórico do MpD

Apesar das fortes críticas da sociedade civil e do principal partido da oposição sobre a falta de transparência no negócio para a privatização da companhia nacional de bandeira, o comunicado nada mais adianta sobre a proposta da Loftleidir-Icelandic, do Grupo Icelandair, para a aquisição de 51% do capital social da TACV.

Seja como for, para observadores atentos, mais vale tarde do que nunca – o povo está de olhos postos na gestão desse negócio por parte do Governo de Ulisses Correia e Silva, suportado pelo MpD, cujo histórico nessa matéria na década de 1990 deixou muito a desejar, com destaque para caso Enacol.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project