INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Primeiro-ministro de França: Entra Castex para o lugar de Philippe — Macron aposta de novo na direita 05 Julho 2020

O presidente Emmanuel Macron empossou, na 6ª fª, 3, Jean Castex como primeiro-ministro, após a demissão de Edouard Philippe, que vitorioso nas eleições de domingo passado, vai para a presidência do município do Havre. O ex-chefe de governo foi também nomeado para negociar a aliança dos partidos de centro e direita para a eleição de Macron em 2022.

O novo chefe do governo é uma figura pouco conhecida do público, mas é notável o currículo de alto funcionário público que exibe o delegado interministerial para o desconfinamento, cargo em que Macron o designou em abril.

O Edil do município de Prades, na região dos Pirenéus (Pyrénées-Orientales), é elogiado pela recente "gestão eficaz do pós-confinamento" que tem estado a realizar.

Elogios também não faltam à sua eficácia como conselheiro especial de Sarkozy (2007-2012).

Macron remodela governo

"Preciso de fazer escolhas para conduzir o país num novo caminho", justificou o presidente francês assim a remodelação do executivo, ao anunciá-la horas antes da cerimónia de posse.

Os nomes do elenco governamental liderado por Castex serão revelados até ao conselho de ministros da próxima quarta-feira, 8.

A menos de dois anos do fim do quinquénio de Macron, o desafio é grande após sofrer uma derrota nas eleições municipais de domingo, 28. A onda verde derrubou o partido centrista LREM, o PS venceu em Paris.

...
Fontes: Le Monde/ Le Figaro/L’Express. Fotos (AFP): Jean Castex, 55 anos, Edil de Prades nos Pirenéus franceses, foi empossado hoje, 03.07.020, primeiro-ministro de França. No mesmo ato, o presidente Macron empossou Edouard Philippe como negociador da aliança entre os partidos do centro e direita com vista à presidencial de 2022.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project