Esta informação consta de decreto-presidencial publicado no Boletim Oficial a que a Inforpress teve acesso esta quinta-feira.
De acordo com o documento, esta condecoração visa o “reconhecimento do contributo do povo romeno para a afirmação do jovem Estado de Cabo Verde e para ganhos importantes no seu processo de desenvolvimento, bem como enaltecendo os esforços de aprofundamento e diversificação dos laços de amizade e cooperação entre Roménia e Cabo Verde”.
Também, lê-se no decreto, impõe-se reconhecer “o empenho pessoal do Presidente Klaus Werner Iohannis no aprofundamento das relações entre os dois países, abrindo novas possibilidades de trabalho comum”.
Justificou ainda que “a formação de recursos humanos, em todos os domínios, impôs-se como umas das grandes prioridades nacionais” e “a Roménia, desde o primeiro momento, surge como um dos parceiros privilegiados de Cabo Verde, no domínio do ensino superior e da ciência, abrindo-se assim caminho a uma profícua relação de cooperação”.
“Exemplo palpável disso mesmo é o número considerável de jovens cabo-verdianos que então se formaram em universidades romenas”, refere o documento.
A Semana com Inforpress