ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Preço do feijão “bongolon” registou maior aumento no III trimestre de 2019 11 Dezembro 2019

Os preços dos Produtos Alimentares de Primeira Necessidade (PAPN), entre os meses de Julho e Setembro, apresentaram uma tendência mista, com variações pouco expressivas, exceptuando a subida nos preços médios do feijão “bongolon” (11,8%) e do milho local (5,2%). Tanto a média da classe dos cereais como a de feijões registaram um crescimento médio mensal positivo, 1,4% e 4,1%, respetivamente. Em relação ao trimestre anterior, os preços médios do milho 2ª, milho local e feijão pedra apresentaram as maiores variações, 5,1%, 7,9% e 9,5%, respetivamente.

Preço do feijão “bongolon” registou maior aumento no III trimestre de 2019

Segundo a análise trimestral dos preços nacionais, recentemente divulgados pelo Observatório do Mercado, com referência ao 3º trimestre de 2019, os preços dos produtos alimentares da primeira necessidade registaram uma tendência mista, com variações pouco expressivas, com a excepção feita na subida dos preços médios do feijão “bongolon” (11,8%) e do milho local (5,2%).

Contudo, durante o período em análise, pode-se verificar que, tanto a média da classe dos cereais como a de feijões tiveram um crescimento médio mensal positivo, 1,4% e 4,1%, respetivamente. Já em relação ao trimestre anterior, a mesma fonte indica que os preços médios do milho 2ª, milho local e feijão pedra apresentaram as maiores variações: 5,1%, 7,9% e 9,5%, respetivamente.

Entretanto, em comparação com o trimestre homólogo de 2018, os preços médios dos PAPN apresentaram, de uma forma geral, uma redução dos preços, com exceção feita a preços do milho 2ª (3,8%), açúcar (9,7%) e feijão pedra (9,6%), cujos aumentos não foram suficientes para impulsionar uma variação homóloga trimestral positiva dos preços médios dos PAPN.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project