ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Praia é eleita membro do Conselho Pan-Africano da UCLG África 09 Janeiro 2019

A Cidade da Praia acaba de ser eleita membro do Conselho Pan-Africano das Cidades Unidas e Governos Locais da África (UCLG África) para o mandato 2019 a 2021. A escolha da capital cabo-verdiana aconteceu, no passado dia 23 de novembro, durante a última Assembleia Geral, realizada em Marraquexe - Marrocos.

Praia é eleita membro do Conselho Pan-Africano da UCLG África

«Com esta eleição, a Cidade da Praia, enquanto membro do Conselho Pan-Africano da CIDH de África tem o dever de divulgar a visão e os objetivos da CGLU África nas respetivas regiões, bem como reconhecer o contributo das comunidades territoriais ao desenvolvimento, integração e unidade Africana, promovendo a descentralização e o envolvimento das comunidades territoriais do continente em todas as políticas e estratégias para o desenvolvimento e cooperação em África», diz em comunicado a Câmara presidida por Óscar Santos.

Segundo a mesma fonte, as Cidades membros do Conselho ainda devem promover e reforçar o diálogo entre as associações nacionais de autoridades locais e os seus respetivos governos nacionais, sobre a condução da política de descentralização e o papel das comunidades na localização e implementação da Agenda 2063, da União Africana, bem como as agendas e Acordos adotados pelas Nações Unidas (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030).

«Os membros do Conselho Pan-Africano da UCLG África devem, de igual modo, divulgar a oferta de serviços da CIDH África em suas respetivas regiões bem como as condições de acesso a esses serviços», lê-se no comunicado a que este jornal teve acesso.

Câmara acolhe notícia com satisfação

Entretanto, a Câmara faz questão de acolher com satisfação a eleição da cidade da Praia como membro do Conselho Pan-Africano das Cidades Unidas e Governos Locais da África (UCLG África). «É com imensa satisfação que a Câmara Municipal da Praia acolhe esta notícia e regozija-se com esta eleição, que representa o reconhecimento das politicas e estratégias de governação da autarquia local, que tem contribuído para o desenvolvimento do município da Praia em particular e de Cabo Verde em geral».

A fazer fé na mesma fonte, a Cidade da Praia assume esta nova missão e reitera o seu compromisso em cumprir todos os objectivos delineados, visando promover a descentralização e o engajamento das comunidades territoriais do continente e o desenvolvimento e o reforço da cooperação em África.

A UCLG África é uma organização que foi fundada em 2005 na cidade de Tshwane, África do Sul, como resultado da unificação de três grupos continentais de governos locais, nomeadamente a União Africana de Autoridades Locais (AULA), a União das Cidades Africanas (UVA) e a África Capítulo da União das Cidades e Capitais Lusófonos Africanos, (UCCL ÁFRICA).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project