LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal está a mudar: 1ª deputada toda diferente 10 Outubro 2019

Joacine Moreira, do ’Livre’, foi a primeira eleita das Legislativas de domingo a ser recebida no palácio de Belém, na terça-feira. Dois dias depois da eleição, o presidente Marcelo recebeu os líderes dos partidos com assento na Assembleia Nacional. Entre eles, os três que entram pela primeira vez no parlamento português: ’Chega’, ’Iniciativa Liberal’, e ’Livre’.

Portugal está a mudar: 1ª deputada toda diferente

A deputada do ‘Livre’, que se destacou desde a campanha das Europeias em maio, luta por mais democracia, mais igualdade e justiça social.

Um combate que ela faz em Portugal e Europa, para que as "minorias étnicas", as "mulheres negras"passem a ter voz — nos centros de decisão.

Joacine Moreira é uma candidata «sui generis’: a gaguez, que a afeta, não a impediu de ousar concorrer a um cargo em que a destreza na voz é condição necessária.

A recém-eleita tem 37 anos, é natural da Guiné-Bissau, de onde emigrou para Portugal aos oito anos. Licenciada em História Moderna e Contemporânea – vertente de Gestão e Animação de Bens Culturais, fez mestrado em Estudos do Desenvolvimento e doutoramento em Estudos Africanos no ISCTE-IUL.

Fontes: Sites http://www.presidencia.pt/Site do Livre

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project