01.NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal acolhe World Press Cartoon "o maior evento anual do desenho de humor" 18 Julho 2021

A décima-sexta edição do maior festival de caricaturas de imprensa, a exposição ’World Press Cartoon’, está de novo na cidade de Caldas da Rainha, Portugal. O Centro Cultural da cidade, a 170 km de Lisboa, é desde 2017 o centro do maior evento anual do desenho de humor.

Portugal acolhe World Press Cartoon

O evento que nasceu na Irlanda e migrou para Portugal em 2015 continua, segundo os organizadores, a sua missão de "distinguir, exibir, promover e premiar o melhor da caricatura de imprensa mundial".

Em cada ano, a ’World Press Cartoon’ tem vindo a apresentar caricaturas sobre o que acontece de marcante mundo fora.

O festival World Press Cartoon é, segundo a imprensa internacional, o lugar certo para mostrar as melhores obras de cartoon a nível mundial.

O público tem assim uma oportunidade ímpar para obter uma perspetiva panorâmica profunda do mundo visto pelos artistas que criam essa forma de arte ligada à comunicação social de alcance político imediato.

2015 em Cascais, curador António

A imprensa em 2015 anunciava que, sob a curadoria de António Antunes, o mais importante e referenciado caricaturista português, o festival World Press Cartoon se realizava em parceria com a Câmara de Cascais e a Fundação D. Luís I.

A escolha do lugar da exibição justificava-se pelo facto de que a Pousada de Cascais | Cidadela Historic Hotel, como membro da "The Leading Hotels of the World", era o único hotel na Europa com um Art District.

O World Press Cartoon "está no lugar certo para receber as melhores obras de cartoon a nível mundial", rematava a organização em 2015. Palavras que se repetem decerto neste 2021 em que a anfitriã, depois de Sintra em 2016, é a cidade berço da caricatura portuguesa. A que nasceu há dois séculos pela mão dos irmãos Bordalo Pinheiro, "com raízes nas Caldas".

Cabo Verde tem

Cabo Verde tem Joray, cartoonista do Jornal A Semana entre 2010 e 2015 e relembrado neste online por ocasião da sua exposição de cartoons em maio de 2019, no Centro Cultural do Mindelo. O mesmo espaço cultural que acolhera a sua "exposição de quadros em acrílico,[...] em 2005".

O ASemana online fez a apresentação nos seguintes termos.

"Para os que não o conhecem, João Raimundo Brito, cabo-verdiano, 50 anos, reside em São Vicente e é professor na Escola Secundária Jorge Barbosa. Formado em Comunicação Social em Niterói, RJ Brasil, ele é pintor autodidata e cartoonista.

"As suas caricaturas abrangem diversos grupos de pessoas desde amigos, colegas, alunos, famosos, e também faz cartoons como brindes surpresos para os amigos nos seus aniversários e para homenagear figuras públicas principalmente os ligados à cultura".

O artista "ficou conhecido com os seus famosos cartoons críticos sobre a vida político-social em Cabo Verde, publicados no jornal A Semana (Impresso/Online)".

Fontes Referidas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project